A temporada 2020 é especial para a equipe Free Play/Sejel. É ano olímpico e, em seu terceiro ciclo, Conrado Coradi Lino está mais preparado do que nunca para brigar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Porém, não é apenas o nadador que tem a seletiva olímpica na mente. Seu irmão mais novo, Tomas Coradi Lino e Bárbara Cecato Barboza, que também integram a equipe mogimiriana, estão de olho nas vagas para ao menos viverem o ambiente de batalha por um lugar na Olimpíada.
Nos últimos anos, Tomas e Bárbara têm representado a Free Play no Troféu Maria Lenk, o Campeonato Brasileiro Absoluto do primeiro semestre. Neste ano, a competição será a seletiva para os Jogos Olímpicos. Está agendada para ocorrer de 20 a 25 de abril, no Rio de Janeiro (RJ). Será um ambiente especial e que, claro, Bárbara e Tomas querem estar.
“Eu estou indo por partes; Meu índice expirou no final do ano passado e meu foco agora é ir atrás do índice novamente para poder nadar a Seletiva, que será uma das competições mais importantes do ano”, afirmou Bárbara que, em 2018, se tornou a primeira mulher mogimiriana a competir no Maria Lenk. Tomas segue a mesma linha de batalhar por um lugar na competição.
“Ainda não possuo índice para a competição. Então, é correr para conseguir nadar rápido até abril e conquistar o índice”, frisou. Mas, beleza. A meta é ralar para chegar lá. E aí, chegando, como está a mente? Ambos garantem reconhecer que estão distantes de uma briga real. “Tem muita gente nadando bem e muito constante também, como o Guilherme Guido que ganhou quase todas as provas que disputou no ano passado”, afirmou Tomas, lembrando que cada prova olímpica possibilitará apenas duas vagas para o Brasil e que os índices são de nível mundial.
Já Bárbara foi além, frisando, inclusive, que o foco está em Paris, que receberá os Jogos daqui a quatro anos. “Meu foco será em 2024. Não que eu não seja capaz de nadar para garantir uma vaga, até porque, se tenho uma raia, eu tenho chances. Se acontecer de eu nadar a Seletiva, darei o meu máximo para surpreender todos”, exclamou a nadadora.