Atualmente, Mogi Mirim registra 248 crianças com idade a partir de quatro meses até três anos e 11 meses não atendidas pela rede municipal de ensino. Os 12 Centros Municipais de Primeira Infância (Cempis) da cidade estão saturados, com pelo menos nove famílias aguardando espaço em um desses locais para deixarem deus filhos.
A creche Géssia Cristina da Cruz Mazon, localizada no Jardim Paulista, na zona Norte, que ainda nem foi inaugurada, já tem 16 crianças na lista de espera. Embora a zona Sul seja a região com os números mais altos – 96 alunos na lista –, com apenas duas creches, a secretária de Educação, Márcia Róttoli, afirma que as 55 crianças na lista da creche Maria Róttoli Mansur, no Santa Clara, é o que mais a preocupa nesse panorama.
No entanto, as expectativas para zerar a lista de espera são as melhores para os próximos meses. “Estamos aguardando cinco novas creches: uma no Jardim Planalto, no Parque Real, na Avenida Expedito Quartieri, outra na área do Nias e uma no Parque das Laranjeiras”, disse Márcia. A unidade do Nias já está em fase de finalização das obras e em dois meses deve ficar pronta para atender as crianças da região. Já as outras, devem ter início no ano que vem.
A secretária acrescentou ainda, que outras medidas a fim de diminuir a espera por vagas são consideradas. “Estou vendo se consigo contratar estagiários e aumentar vagas nas próprias creches. Muitas delas têm espaço, salas que as vezes não são utilizadas”. Utilizar a estrutura das Escolas Municipais de Ensino Básico (Emebs) também poderia amenizar a situação.
Após a creche do Santa Clara, as unidades do Jardim Planalto, Santa Cruz, Martim Francisco e Maria Beatriz aparecem na sequencia como os Cempis mais deficitários.
Passado
Em 2012, eram cerca de 800 crianças aguardando por vagas em creches. No início do ano passado, os índices caíram para 400 e já em março de 2013, 242 estavam na lista de espera dos Cempis. Essa redução se deu por conta de uma deliberação do governo estadual, que alterou a data-base do ingresso do aluno no Ensino Fundamental.
No ano passado, a zona Norte era a principal preocupação, com a demanda de 87 vagas na região. Hoje, são 71 crianças aguardando por vagas em um dos dois Cempis.
DEMANDA POR VAGAS POR ZONA
SUL
96 vagas
4 Cempis
LESTE
55 vagas
5 Cempis
NORTE
71 vagas
2 Cempis
OESTE
26 vagas
1 Cempi