segunda-feira, abril 21, 2025
INICIAL☆ Destaque 2Audiência na Câmara debate nova legislação para telefonia móvel na cidade

Audiência na Câmara debate nova legislação para telefonia móvel na cidade

Audiência para discutir nova legislação municipal para telefonia móvel na Câmara de Vereadores. Foto: Anderson Mendes

Adiado por 60 dias o projeto de lei sobre atualização da legislação municipal sobre telefonia móvel, na sessão ordinária do dia 4 de maio, aconteceu nesta semana, durante a sessão legislativa da segunda-feira, 18, audiência na Câmara Municipal para debater o assunto.

O pedido de adiamento foi feito pela vereadora Maria Helena Scudeler de Barros (MDB), que também requereu a audiência com os responsáveis pelo projeto de lei encaminhado à Câmara em fevereiro. O projeto é de 2017.

A vereadora questionava suposto direcionamento dos investimentos em telefonia móvel na região onde o prefeito Carlos Nelson Bueno (PSDB) tem negócios imobiliários, o Morro Vermelho, com a atualização da legislação municipal, que é da década de 1990.

“Não tem direcionamento nenhum, não tem pegadinha. É apenas atualizar a lei municipal à legislação federal de 2015. É modernizar a legislação para que Mogi Mirim tenha uma internet de melhor qualidade”, respondeu o secretário de Planejamento Urbano, Eduardo Schmidt.

Ele informou que a lei municipal atual permite investimentos em zonas comerciais ou residenciais com baixa densidade, isto é, em bairros com até 50% de ocupação até a instalação das antenas de telefonia móvel, enquanto que a legislação federal elimina tal restrição.

“Mas o projeto não prevê fiscalização, penalidades para infrações quanto a ruído ou irradiação”, questiona Maria Helena. “E por que no Morro Vermelho”, indaga a vereadora.

O secretário de Tecnologia da Informação, Eduardo Coelho, respondeu que a fiscalização é feita por órgão federal. E quanto à citação no projeto sobre instalação de postes de celular na região do Morro Vermelho disse que foi apenas uma coincidência.

“Esses postos podem ser instalados em qualquer lugar, respeitando a legislação municipal e a legislação ambiental estadual”, afirmou. “Foi uma coincidência infeliz a citação do Morro Vermelho”, reconheceu Coelho.

Ao final, do debate, depois de uma hora e meia, ficou acertado que o projeto receberá algumas emendas a fim de sanar interpretações dúbias.

“O que importa frisar é que a modernização da nossa legislação vai refletir em serviços de internet melhores para toda a população”, garantiu Eduardo Schmidt.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments