As aulas do programa “Via Rápida – Educação Integral” tiveram início nesta segunda-feira, 26, para mais de 30 alunos da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo da região de Mogi Mirim. A iniciativa, que oferece aulas de formação voltadas ao mercado de trabalho, é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.
O projeto está atrelado ao Programa Via Rápida Emprego do governo paulista e possui 13 opções de formação em diferentes áreas como “Cuidando de Idosos”, “Agentes de Turismo”, “Gestor de Projetos Sociais” e “Organizador de Eventos”. As aulas são voltadas a alunos da 3ª série do Ensino Médio e acontecem depois da grade regular de ensino, o que amplia a jornada dos estudantes na rede estadual.
Na região de Mogi Mirim, são 33 alunos que terão início ao curso de “Organizador de Eventos” e “Rotinas Financeiras” nesta segunda-feira. Em todo o Estado, as vagas foram distribuídas em 330 escolas, de 135 municípios diferentes.
“Com o Via Rápida, nossos alunos do Ensino Médio poderão concluir os estudos com uma dupla formação, regular e técnica, e mais preparados para o mercado de trabalho. Além disso, ampliamos a permanência dos nossos alunos na escola e fortalecemos o compromisso com a educação integral, pedagógica e social dos estudantes”, afirma a secretário da Educação, professor Herman Voorwald.