O local de exames práticos dos alunos que estão tirando a Carteira Nacional de Habilitação vai sofrer alterações na próxima semana. A partir do dia 28, o Kartódromo do Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés, deverá receber os alunos. A área atrás do Terminal Rodoviário, onde as aulas e exames são feitos, deverá dar espaço a um novo condomínio residencial.
As obras para a construção dos muros do residencial começaram na segunda-feira e as placas que informavam que aquela era uma área de treinamento foram retiradas. O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) informou que foi solicitada a desocupação do espaço particular onde as provas e exames para as categorias A e B são realizadas.
“Dessa forma, os testes práticos para os candidatos a categoria A (motos) e B (automóveis) serão transferidos para um espaço no Kartódromo de Mogi Mirim. A escolha foi feita em conjunto entre o Detran.SP de Mogi Mirim, a Prefeitura e as autoescolas do município”, informou a nota enviada ao O POPULAR.
No entanto, instrutores já alertam para um possível caos no local, principalmente às sextas-feiras durante todo o período da manhã, quando são realizados os exames do alunos. “Essa ciclofaixa vai ficar tomada pelos carros das autoescolas”, disse Adeíldo Pereira da Costa, da autoescola Mais.
Camila Pires, que também trabalha na Mais, concorda com o colega e revela que o novo local é pior do que o antigo. “De noite tem muito movimento aqui, de bicicletas, de pessoas que vêm caminhar e crianças brincando aqui dentro. O que podemos fazer? Dizer que não pode? Aqui é uma área de lazer”, pontuou.
Medidas
A Secretaria de Mobilidade Social informou que o Kartódromo é o único espaço disponível para ceder às autoescolas, mas que o local pode não ser definitivo, já que a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) deve procurar outros locais particulares.
Com relação à realização dos exames às sextas-feiras, a secretaria promete fazer sinalização e enviar agentes de trânsito com o objetivo de orientar os pedestres e motoristas sobre a movimentação dos carros de autoescolas.