Após postar um vídeo na sua página no Facebook anunciando a volta às aulas presenciais para 8 de fevereiro para 12 mil alunos da Rede Municipal de Ensino de forma escalonada e gradativa, a Prefeitura de Mogi Mirim definiu que o ano letivo iniciará com 35% dos alunos em sala de aula, conforme o Plano São Paulo, como já havia adiantado O POPULAR.
A informação estampa a capa do Jornal Oficial da Prefeitura, publicado no sábado (16).
Em um primeiro momento, Mogi Mirim iniciará o ano letivo com 35% dos alunos em sala de aula, aumentando esta porcentagem até 70%, que é o limite recomentado pelo Governo do Estado de São Paulo para os municípios que se encontram na Fase Amarela, caso de Mogi Mirim.
Os estudantes terão acesso às aulas presenciais de maneira escalonada.
Nos dias em que não estiverem presencialmente na escola eles receberão material preparado pela professora para realizar as atividades em casa.
De acordo com a secretária de Educação, Ana Lucia Peruchi, toda a equipe dos 13 Cempi’s (Centros Educacionais Municipais de Primeira Infância) e das 22 Emeb’s (Escolas Municipais de Educação Básica) está se preparando para o retorno seguro.
“Capacitaremos a equipe diretiva nos próximos dias e assim todos poderão tomar decisões adequadas visando a segurança de nossas crianças e profissionais que atuam nas unidades escolares”, comentou a secretária.
No total, a Secretaria Municipal de Educação conta com aproximadamente 1.344 funcionários que deverão retomar às atividades presenciais.
A equipe de merendeiras da rede também deve receber uma capacitação especial, sob a orientação das nutricionistas Silvia Maria Sozza e Ana Cristina Maretti Scomparim.
“Toda a rede já tem um protocolo e um conceito estabelecido em relação à segurança nas escolas. Agora é direcionar as ações e retomar o atendimento presencial com todos os cuidados necessários. Na segunda-feira [18] teremos reunião com a equipe gestora das unidades educacionais. Depois, na terça [19], nos reuniremos com a empresa Escola Segura, para alinhar o protocolo de retorno”, salientou Ana Lúcia.
Dentre os cuidados a serem adotados estão o uso obrigatório de máscaras para funcionários e alunos das Emeb’s, totens de álcool gel, assepsia diária do prédio escolar e marcação de filas com distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os alunos.
A Secretaria de Saúde ainda deverá disponibilizar para as unidades escolares cartilhas com cuidados, cartazes de orientação, panfletos explicativos dentre outros materiais relativos à prevenção contra a Covid-19.
“Vamos dar todo o apoio às escolas e aos funcionários da Educação para que tenhamos um retorno seguro. Estamos nos preparando para garantir a segurança de educadores e alunos, além da tranquilidade dos pais”, salientou a secretária de Saúde Clara Carvalho.
Trabalho Educativo
As equipes de Saúde e Educação estão confiantes no retorno seguro às aulas presenciais. Isso porque, acredita-se que as próprias crianças, especialmente as menores, são obedientes às regras e serão importantes disseminadores de informações para seus familiares.
“Isso já ocorreu. As aulas de educação no trânsito, por exemplo, ensinaram as crianças sobre não jogar lixo pela janela dos veículos e muitas crianças passaram a ser fiscais dos próprios pais neste assunto. Acreditamos que não será diferente com a Covid-19. Os pequenos poderão nos ajudar muito no trabalho de orientação dos pais”, ressaltou Clara Carvalho.
Frequência Escolar
Os pais que optarem por não enviar os filhos à escola, para as aulas presenciais, não sofrerão nenhuma sanção, desde que, a frequência escolar seja mantida, mediante participação nas atividades remotas, que serão disponibilizadas para toda a rede.
Escolas estaduais e particulares
Embora a Secretaria de Estado da Educação tenha divulgado a data de 1º de fevereiro de 2021 para o retorno às aulas presenciais, cada município tem autonomia para definir o calendário do ano letivo.
Com isso, tanto as 13 escolas estaduais quanto as nove escolas particulares de Mogi Mirim deverão respeitar o cronograma estabelecido em âmbito municipal.
A data para o retorno às aulas presenciais para as escolas estaduais e particulares também está prevista para 8 de fevereiro. (Da Redação)