São diversos os fatores externos ao corpo que ameaçam nossa imunidade e a nossa saúde como um todo. A má alimentação, a exclusão de alimentos potencialmente ricos em vitaminas e sais minerais causa deficiências nutricionais e ainda há o fator de estresse diário e a falta de sono que elevam os níveis de cortisol.
Estes fatores estão diretamente associados à baixa da nossa imunidade, deixando o corpo cada vez mais suscetível às doenças causadas por vírus e bactérias, incluindo a Covid-19, causada pelo novo coronavírus, atualmente descoberto após seus primeiros registros na China, em dezembro de 2019. Existem muitas estratégias simples que podem ser adotadas para elevarmos o nosso sistema imunológico.
Alguns deles são: manter noites regulares de sono, pois é durante o sono que todos os hormônios do nosso corpo são equilibrados; evitar o uso de álcool, tabaco e drogas, que degradam nosso corpo diante dos seus efeitos maléficos; hidratar-se, pois um corpo bem hidratado faz com que os órgãos funcionem adequadamente, sem sobrecarregar um ou outro; e por fim, a inclusão de alimentos funcionais na alimentação, que fortalecem o sistema imunológico e cria uma barreira para a entrada de doenças.
Vegetais verdes escuros, por exemplo, são ricos em vitaminas A, C, K, ácido fólico e vitaminas do complexo B, minerais, cálcio, ferro, fitoquímicos e fibras essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Para um melhor aproveitamento desses vegetais, o ideal é consumir cru, em que 100% das suas propriedades são conservadas.
Limão, cúrcuma (também conhecido como açafrão da terra) e gengibre, são alimentos conhecidos pelo poder anti-inflamatório, antioxidante e imunomodulador (aumenta a imunidade anti-infecciosa, antitumoral, controla alergias, suprime a autoimunidade), tão necessários para nosso corpo.
A aveia possui compostos bioativos importantes: a glucana beta e a avenantramida. A glucana beta é poderoso composto imunoestimulante e aumenta a resistência contra infecções por bactérias, vírus, fungos e parasitos e a avenantramida possui atividade anti-inflamatória e antioxidante.
O kefir possui uma comunidade complexa de lactobacilos e leveduras probióticas, que produzem seu próprio alimento prebiótico, o kefirano. Ele também apresenta potente atividade imunomoduladora, anti-inflamatória, antitóxica, antibacteriana, antifúngica e antiviral.
Esses são só alguns dos alimentos que facilmente podem ser inseridos na alimentação diária para aumentar a imunidade. Use e abuse dos alimentos funcionais e cuide-se. Se você pode fazer o isolamento social nesse momento, faça! Para que possamos minimizar os efeitos da Covid-19 em nossa comunidade.