Os apaixonados por esporte estão cada vez mais ansiosos pelo retorno das competições. E tudo caminha para as modalidades a motor marcarem a volta desta adrenalina no Brasil, mesmo em meio à pandemia. Na última quinta-feira, 21, a Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP), anunciou que o reinício da 19ª edição da Copa São Paulo Light de Kart deve ocorrer no dia 13 de junho.
A entidade está em negociação com o Interlagos Motor Clube (IMC), a administração do Kartódromo de Itu e autoridades da cidade para garantir a retomada da edição 2020 nos próximos dias. O circuito já foi sede de provas de caráter nacional e seu traçado é considerado bastante técnico e seletivo.
O retorno das atividades do automobilismo, em todas as suas vertentes, é objeto de um trabalho complexo não só no Brasil como em todo o mundo. No território nacional a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) delegou a cada federação reconhecida a condução desse processo em âmbito estadual. No caso da FASP está em andamento um trabalho que envolve o contato permanente com as lideranças de cada município que tenham atividade.
Apesar das limitações impostas pelo combate à pandemia do Covid-19, o retorno a partir de 13 de junho, em Itu, é uma possibilidade bastante promissora. “Temos bem claro que o primordial neste momento é garantir a saúde e a segurança de todos, independente de quem é ligado ao automobilismo, kartismo ou a qualquer outra atividade humana. Da mesma forma, não podemos deixar de buscar soluções para amenizar as consequências que uma parada tão prolongada tem causado a todos”, explicou Cláudio Vieira, presidente do IMC.
De acordo com a organização, neste trabalho de preparação foram analisadas não só as recomendações estipuladas pelas autoridades médicas competentes como também os procedimentos sugeridos pelo plano estratégico de retorno às atividades automobilísticas publicado pela CBA.
Caso se confirme o retorno em Itu, a competição, que tem se habituado a acontecer na Capital nos últimos anos, retomaria também o trilho interiorano. O kartódromo de Itu, eventual palco deste retorno foi, recentemente, reformado. “Conta atualmente com uma nova administração, tem uma pista seletiva e ótimas instalações. Tenho certeza que poderá receber com segurança técnica e sanitária a todos os participantes da Copa São Paulo Light de Kart”, finalizou Vieira.
Foto: Divulgação / Bruno Gorski