As rachaduras em um trecho da Avenida Adib Chaib deverão novamente receber um serviço de tapa buracos. Com o retorno das imperfeições no asfalto, que recebe veículos de médio e grande porte diariamente, o Executivo ligou o sinal de alerta e está atento quanto a futuros problemas aos comerciantes da região e aos munícipes. Segundo a Defesa Civil, a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços corrigirá as falhas nas próximas semanas e um projeto de grandes proporções na avenida poderá ser realizado pela Prefeitura ainda este ano.
As inúmeras rachaduras na Adib Chaib não são novidades. A situação é vista em diversas partes da avenida, mais evidentes no trecho compreendido entre a rotatória da empresa Tenneco e a Praça Lions. É no local que a preocupação aumenta, sobretudo pelos inúmeros comércios ali presentes, como uma cooperativa de reciclagem, academia, campo de futebol society, entre outros.
No ano passado, de acordo com a Defesa Civil, a Secretaria de Segurança Pública havia encaminhado uma solicitação de vistoria e posicionamento técnico sobre as imperfeições do asfalto, e que um laudo da Secretaria de Obras era aguardado. Agora, a posição da pasta é de que o trabalho de tapa-buracos executado por uma equipe do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) em setembro não foi suficiente, e será necessário novamente a fim de coibir o aumento das rachaduras.
Intervenção
Diante do atual cenário, a Secretaria de Obras já trabalha com a possibilidade de realizar uma grande obra no trecho para retirada de todo o asfalto e a execução de uma nova estrutura adequada por debaixo do piso. Devido à parte do Rio Mogi Mirim ser localizada às margens da avenida, a água vem infiltrando por debaixo do asfalto, corroendo a via. Mas para que a obra seja realizada, devido à falta de material e equipamento, haverá a necessidade de um processo licitatório para contratação de uma empresa que ficaria responsável pelo trabalho.
Prefeitura recupera ponte
Outro problema na avenida vem sendo reparado pela Prefeitura. Desde a última semana, o Executivo deu início àrecuperação estrutural do lado direito da ponte existente na Adib Chaib. Com o serviço, a Secretaria de Obras, Habitação e Serviços se antecipou a uma possível situação de risco e evitou uma interdição no local. Desde 2012, a ponte vem apresentando problemas estruturais, com desabamento parcial do lado esquerdo causado por erosão do solo.
No ano passado, essa parte da ponte passou por reforço emergencial em sua estrutura.Devido às chuvas registradas recentemente, os técnicos da pasta identificaram a necessidade de realizar recuperação estrutural preventiva também no lado direito. Com isso, a base da ponte está sendo reforçada com pedras para maximizar a capacidade de suportar o peso. A obra é realizada com mão-de-obra própria e recursos municipais, no valor estimado de R$ 30 mil. A conclusão dos serviços está prevista para a próxima semana.