As bailarinas da Adágio Companhia de Dança, localizada em Mogi Mirim, Livia Choqueta Coura, de 13 anos, e Sofia Costa Breyer, de 12, estiveram em Westchester, Nova York, nos últimos dois meses para participarem de programa de treinamento de verão oferecido pela escola AAB. O programa é conhecido como summer e essa foi a primeira vez que bailarinas da Adágio participaram, representando, além da escola, de propriedade de Lívia e Laura Gasparini Francisco, Mogi Mirim e o Brasil. Uma honra para a cidade!
Tudo começou no ano passado, quando cinco bailarinas da academia foram selecionadas após participarem de uma audição da escola AAB, realizada em Campinas. Livia e Sofia estavam entre as cinco jovens selecionadas. O curso não é oferecido gratuitamente, por isso as famílias se empenharam para a participação. Livia conseguiu até patrocínios, como da loja D de Dança, do dentista Dr. Francis Renato Sabino, da loja Happy Day, da Relojoaria Dias, além da Casa de Bolos, de Mogi Mirim, e amigos e parentes da bailarina.
Livia e Sofia foram para o summer em períodos diferentes e também realizaram cursos distintos por conta do processo de seleção pelo qual passaram no ano passado. Elas relataram que o tempo de aula era superior ao que fazem em Mogi. Livia, por exemplo, disse que entrava nas aulas às 9h e saía às 18h, passando por treinamentos com professores variados ao longo do curso, sendo que o dela foi específico em balé.
Já no caso de Sofia, o treinamento também era extenso, das 9h às 15h. Sofia, além do balé clássico, também teve aulas de jazz, teatro musical, performance, dança espanhola e de broadway dance.
Ao final do curso, as duas alunas se apresentaram no teatro da universidade. Livia apresentou um solo e se apresentou com o grupo que fez as aulas. Já Sofia esteve junto dos colegas bailarinos também. A professora Livia Francisco aproveitou para ressaltar que essa foi a primeira vez que Livia (a aluna) foi solista e com estreia em solo norteamericano!
Sofia também contou sobre as amizades feitas durante o curso e que, além dela, só tinham mais duas brasileiras, além de uma Argentina e que o restante das alunas era da região. Já no grupo de Livia, somente ela e mais uma bailarina representavam o Brasil, sendo que haviam muitas pessoas também da África do Sul!
O resultado foi satisfatório, segundo elas. Sofia destacou que voltou ainda mais animada e que sua participação no programa summer a fez abrir mais a cabeça. Livia disse que parece ter vivido dias intensos dentro de um filme.
Já para as professoras Laura e Livia, o sentimento é de um enorme orgulho, ainda mais porque as duas eram sempre chamadas para ficar na frente durante os treinamentos, como exemplo para os demais! Agora, as jovens se preparam para compartilhar a vivência com o restante do grupo em uma roda de conversa, que deve ocorrer nos próximos dias.