As ações contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya terão sequencia neste sábado em Mogi Mirim. A Operação Zero Aedes, Zero Sujeira será realizada nos bairros Santa Luzia, Loteamento Domênico Bianchi, Jardim Bicentenário e Santa Clara, na zona Norte, ao longo de toda a manhã. Das 8h às 13h, dezenas de servidores sob a orientação da Vigilância em Saúde farão visitas nas residências com o objetivo de orientar, fiscalizar e executar a limpeza.
Para a Secretaria de Saúde, o bom resultado só será alcançado se houver a colaboração da população. “A participação popular é fundamental. Disponibilizamos toda a estrutura com servidores preparados, acompanhados por caminhões para a coleta dos criadouros”, explicou a secretária de Saúde, Rosa Iamarino.
A Administração Municipal informou que, neste ano, a cidade já registrou 16 notificações da doença. “Estamos em estado de alerta, portanto, os moradores devem se engajar. Nesse período, será retirado tudo que possa acumular água e esteja servindo como criadouro”, frisou Rosa.
Durante a ação, a Prefeitura promete recolher mobílias, tipo camas, sofá, armário e guarda-roupa, além de materiais inservíveis como latas, potes, garrafas, pneus, vasos, pratos para plantas, reservatórios de água quebrados, eletrodomésticos sem uso, brinquedos, lonas plásticas, entre outros materiais.
Casos
Mogi Mirim tem 16 casos notificados de dengue. Desses, dois deram negativos e 14 aguardam resultado. Para chikungunya, são quatro notificações que aguardam o resultado do exame. Já para a zika, houve uma notificação, que também não se confirmou.