sexta-feira, novembro 22, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Rádio Sucata: o som de qualidade que vem do material reciclável

Rádio Sucata: o som de qualidade que vem do material reciclável

Se para algumas pessoas latas vazias, tampas de garrafa, pedaços de cabides, chuveiros velhos e até chapas de raio x tem como destino final a lata de lixo, saiba que para tantas outras, esses materiais são preciosidades capazes de gerar instrumentos musicais.

Sim, há pessoas que executam a tarefa, inclusive, em Mogi Mirim, onde há cerca de um ano nasceu a banda Rádio Sucata, formada pelos músicos de longa data Paulo Salmaci, Diogo Gomes, Tiago Emina, Igor Crecci e pelas atrizes e bailarinas Maria Angélica Urbano e Camila Mazzotti.

A banda ainda não faz shows por aí, mas se prepara para realizar os espetáculos em breve, em que as personagens principais serão os instrumentos de percussão feitos à base dos materiais. No rol de instrumentos já prontos estão o berimbau, os tambores, pandeiros, caxixi, agogô, marimba, canofone e até carrilhão.

IMG_3850
Paulo Salmaci e Diogo Gomes transformam material reciclável em instrumentos de percussão. (Foto: Ludmila Fontoura)

“Alguns instrumentos eu já tinha em casa, comecei a fazer e vi que as coisas iam saindo. Faço trabalho de pesquisa e também vou inventando coisas. Procuro trabalhar com papel, metal, vidro, plástico e procuro não disfarçar o instrumento que é para as pessoas fazerem a relação que um material que ela joga no lixo pode ser muito mais interessante do que ela pensa”, destacou Paulo, que produz os instrumentos em companhia de Diogo, que trabalha com percussão há muito tempo.

Mais adiante o grupo pretende elaborar também instrumentos de sopro e de cordas com os materiais, mas por enquanto o foco da Rádio Sucata é trabalhar cada dia mais com os instrumentos de percussão uma vez que, segundo eles, são bem diferentes daqueles que estão acostumados a tocar.

“Não adianta só fazer, temos que estudar os instrumentos, temos que reaprender a tocar”, apontou Diogo.

IMG_3864
Até um chuveiro se transforma em instrumento musical nas mãos de Paulo Salmaci, o Paulão. (Foto: Ludmila Fontoura)

Enquanto o grupo não faz show os ensaios acontecem com frequência no espaço Sarauvá, localizado à Alameda Vital Brasil, e no repertório estão A Paz, de Gilberto Gil, O Último Dia, de Paulo Moska, Missão Impossível e o chorinho Brasileirinho.

E já que tudo é diferente nessa banda, outra curiosidade é que na Rádio Sucata as funções não são determinadas, pois os músicos se revezam e até as bailarinas tocam!

Para conferir um pouco do trabalho da turma e o processo de produção de alguns instrumentos, acesse a fanpage do grupo no facebook: Rádio Sucata. Na página, os músicos também divulgam as datas dos ensaios abertos, uma oportunidade para você conhecer o som que vem da sucata.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments