Na manhã de sexta-feira, por volta de 11h, cerca de nove bandidos munidos com armamento pesado assaltaram um carro forte em Engenheiro Coelho. A quadrilha agiu quando os funcionários da transportadora de valores desciam com malotes de dinheiro para entrarem na agência bancária do Banco do Brasil. Com a ação, houve uma intensa troca de tiros entre os bandidos, armados com fuzis AK-47, de uso das Forças Armadas, contra guardas.
Um dos criminosos morreu na hora, ainda na frente do banco, vítima de disparos feitos por vigias do banco. O restante dos bandidos conseguiram pegar um malote e fugiram em direção a Conchal, a bordo de um Volkswagen/Tiguan branco e um Chevrolet/Captiva escuro. A Guarda Civil Municipal de Engenheiro Coelho tentou perseguir os fugitivos, mas acabaram sendo alvo de tiros de grosso calibre e os perderam de vista.
Nenhum guarda foi ferido. Os veículos usados durante a fuga foram encontrados em um pomar na altura do quilômetro 166 da Rodovia Zeferino Vaz, que liga Engenheiro Coelho a Conchal. Durante a ação, o helicóptero Águia da Polícia Militar foi acionado e realizou buscas pela região, mas não encontrou nenhum dos bandidos.
De acordo com informações extraoficiais, a quadrilha teria trocado de veículo após abandonar os carros no laranjal e fugido em uma caminhonete. Peritos da Polícia Civil foram chamados ao local do crime para inspecionar as perfurações de balas no carro forte, paredes, e atestar a causa da morte do ladrão. (Com informações de Rodrigo Fernandes, do portal Mogi Guaçu Acontece)