Já pensou em fazer a barba e cortar o cabelo em uma barbearia que parece ter ficado perdida na História? Pois bem, se você tem a vontade ou a curiosidade de voltar décadas e se sentar em uma cadeira bem antiga, fazer um corte da década de quarenta, realizar uma tatuagem de qualquer época e ainda aproveitar para jogar uma sinuca ao som de Elvis Presley, por exemplo, saiba que em Mogi Guaçu foi inaugurado um espaço em que é possível voltar ao passado. O local, que também funciona como um espaço de socialização, é chamado Woodstock Barbearia & Tattoo. O detalhe é que a decoração é repleta de peças antigas, mas os proprietários não passam de 33 anos!
Amigos há alguns anos, Adenilson Alves, de 33 anos, e Gustavo Leite, de 20, são os proprietários da barbearia e do estúdio, que funcionam embaixo do mesmo teto. A história da dupla não começou com a Woodstock. Adenilson e Gustavo, conhecido como Chico, se conheceram em um estúdio de tatuagem de um amigo em comum e foi a partir daí que começaram a realizar os sonhos em conjunto. Antes de inaugurarem o novo espaço, os dois já trabalhavam em outro ponto, realizando as mesmas atividades, mas no Jardim Itamaraty, também em Mogi Guaçu.
“Lá a gente também tinha móveis antigos, mas era mais escondido. A gente pagava aluguel e como tinha a casa resolvemos vir para cá. Aqui eu trabalho com estilo diferente, com barba e cortes de cabelo dos anos 20, 30, 40, 50 (…), só mexo com cabelo e barba tradicional, como o lamber jack, que é um corte dos anos 30 estilo lenhador que está muito em alta”, destacou Adenilson.
Atualmente, Adenilson tem 33 anos, mas sua história no segmento não começou agora. O pai de Adenilson, chamado José Manoel Alves, que já é falecido, teve barbearia por 25 anos. A história dele se passou na barbearia localizada no Jardim Itamaraty, que Adenilson assumiu após a morte de seu pai. “Tem bastante freguês dele que vem aqui também. Tem freguês que começou a cortar desde pequenininho com ele e que agora sou eu que corto”, destacou.
Por ter bastante experiência e estudar sobre os estilos, Adenilson também é professor de cursos de barbearia de escolas de Mogi Guaçu. Por conta de algumas pessoas terem o esteriótipo de que os barbeiros são pessoas com mais idade, Adenilson diz que quando os alunos chegam em suas aulas até estranham por ele ser mais jovem e com muitas tatuagens.
“Quando o pessoal chega até estranha e perguntam se é um tiozinho que vai dar aula. Quando falo que sou o professor nem acreditam. Tento passar bastante informação e peço bastante parte teórica também, sobre a história da barbearia”, destacou.
Já Gabriel, ou melhor Chico, teve sua história de tatuador iniciada na escola. Profissionalmente, foi ao lado de Adenilson que os trabalhos começaram. “Eu sempre gostei de desenho, na escola era só desenho, e eu tinha um amigo que comentou que tinha uma maquininha caseira de tatuar. Foi então que eu comecei, primeiro em casa, e depois com a parceria”, contou.
Chico disse que comumente ocorre de os tatuadores focarem em um estilo que mais agrada, mas que por enquanto ele atua em todas as linhas. Por isso, segundo ele “não tem erro”, no sentido de que é possível agradar a todos os gostos.
Barbeiro x Tatuador
É certo que Adenilson faz os cortes e as barbas e que Chico é o tatuador. No entanto, trabalhando tão perto quem sabe aprenderam algumas dicas do trabalho alheio. Questionados sobre isso, Chico mostrou uma tatuagem com um desenho de uma navalha (usada por Adenilson em seu trabalho) e feita pelo barbeiro e Adenilson disse que é o amigo que corta seu cabelo, na máquina zero!
Serviço
Woodstock Barbearia & Tattoo
Endereço: Rua Manacas, número 295, bairro Ypê Pinheiros.
Horário de funcionamento: de terça até sábado, das 10h às 19h.
Telefones: (19) 99828-5224 (barbearia) e (19) 99602-2841.