A partir deste sábado (24), o comércio voltado ao setor de serviços, como restaurantes e similares (lanchonetes, casas de sucos, bares com função de restaurante), salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias, poderão voltar a funcionar.
Esta semana voltou a funcionar o comércio em geral e as celebrações religiosas, com autorização do governo do Estado mediante a Fase de Transição do Plano São Paulo, anunciada na sexta-feira, 16.
Todos estes estabelecimentos podem ficar abertos para atendimento presencial por até oito horas. Decreto municipal 8.388, assinado pelo prefeito Paulo Silva (PDT) e publicado na edição online do Jornal Oficial, na quarta-feira (21), permite o funcionamento das 10h às 18h, de segunda a sexta, e da 9h às 16h, aos sábados.
“Reivindicamos à Prefeitura a possibilidade de trabalhar das 9h às 18h, mas já está de bom tamanho o decreto do prefeito. Já ajuda”, avaliou o presidente do Sincomercio, José Antonio Scomparin, que tem expectativa de crescimento do movimento nas próximas semanas.
A fim de evitar aglomerações, a capacidade de ocupação permitida nos estabelecimentos na Fase de Transição é de 25%.
O toque de recolher continua em vigência em todo o Estado, das 20h às 5h, assim como a orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias.
A próxima atualização do Plano SP acontecerá a partir do dia 1º de maio.