No sábado, 4, aconteceu a edição de 2023 da Barminhada. Com partida da Praça Tiradentes, no bairro Santa Cruz, a ‘caminhada de bar em bar’ reuniu cerca de 450 homens, já que é direcionada para este gênero. A Caminhada de Botecos, como os participantes gostam de chamar, também é batizada pelos envolvidos de “Pré-Carnaval Oficial dos Pau d’água de Mogi Mirim e região”.
Apesar da vertente divertida, há também engajamento social, com a arrecadação de alimentos. Os donativos doados pelos “barminhantes” foram recebidos por uma equipe da Paróquia de São Benedito, que ficará responsável por direcionar os mantimentos a quem mais precisa.
A edição do ano que vem, aliás, já tem data marcada e será no sábado, 27 de janeiro, seguindo as tradicionais diretrizes. Porém, pode ser que já esteja inclusa no ‘Calendário Oficial de Eventos do Município’. Projeto de lei neste sentido, registrado como nº 2/2023, foi protocolado pelo vereador João Victor Gasparini (União Brasil) e deve entrar em votação nas próximas sessões ordinárias da Câmara Municipal.
“Assim teremos apoio oficial da Prefeitura e será um pré-Carnaval pra animar a cidade, sempre dois sábados antes do Carnaval. A ideia é eternizar este evento para as futuras gerações, sempre com um fundo social e caridade com arrecadação de alimentos. E fomentando o comércio local dos bares e Botecos”, destacou o empresário Luiz Galé Zaniboni, o Luizinho.
Entre as justificativas do parlamentar está exatamente o argumento de que a Barminhada é uma celebração gastronômica, com envolvimento de bares e restaurantes da cidade e com finalidade social.
Neste ano, o roteiro incluiu o Armazém da Cerveja, Scapin, Original, Depósito de Bebidas Santa Cruz, Bar do Rafa, Bar dos Amigos, Maridão, Depósito Água Beer, Bar do Agenor, Taberna, Bar do Nego, Birra Velotti no Futurama, Bar do Gê, Black Beer e Cáli.