sábado, novembro 23, 2024
INICIALVariedadesBarrichello se torna o campeão mais velho da história da Stock Car

Barrichello se torna o campeão mais velho da história da Stock Car

Rubens Barrichello faturou no domingo, 11, seu segundo título na Stock Car Pro Series. No Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), o experiente piloto brasileiro se tornou o mais velho a alcançar o título da principal categoria do automobilismo na América do Sul, com 50 anos, 6 meses e 18 dias.
O triunfo veio com muitos requintes de dramaticidade. Na Super Final BRB, quatro pilotos largaram competindo pelo título da temporada 2022. Mas incidentes tiraram de combate, pela ordem, Matías Rossi, na Corrida 1, e Daniel Serra e Gabriel Casagrande, que se enroscaram na primeira volta da segunda prova.

Rubens Barrichello também teve seu carro avariado após confusão no início da disputa, mas conseguiu seguir na pista, no peito e na raça. Minutos depois, tão logo soube pelo rádio da exclusão de Casagrande da Corrida 2, o veterano foi às lágrimas dentro do carro antes mesmo do término da etapa e comemorou a conquista do bicampeonato.

Muito emocionado e ao lado da família, amigos e de toda a equipe Full Time Sports, Rubens Barrichello abraçou a mãe, Dona Idely, e perguntou: “Agora é o seguinte, a senhora está bem?”. Depois, comemorou a conquista com uma frase marcante. “Só tenho a agradecer o tanto de gente que torce por mim. É o dia mais feliz da minha vida”.

O piloto prosseguiu. “Sinto uma gratidão enorme. Tenho um amor tão grande por Interlagos e, depois que consegui subir no campeonato em Goiânia (GO), outra pista muito importante para mim, vi a coisa acontecendo. Nunca teve grito de ‘já ganhou’, mas foi de uma forma construída. Agradeço a Interlagos, o amor da minha vida. A gente sempre teve uma ‘coisinha’ assim, e hoje a gente se libera dessa situação. Estou lisonjeado por viver esse momento. Feliz por viver essa oportunidade, que foi bem usada. E Interlagos entregou algo que eu estava atrás há algum tempo. Só podia ser desse jeito, com as pessoas que eu amo e que estão ao meu lado”, vibrou.

Barrichello entregou uma campanha memorável. Um dos grandes momentos foi a jornada de cinema em Goiânia, no mês de março, quando marcou todos os 56 pontos em jogo com pole position e vitória nas duas corridas. Rubinho também realizou performances notáveis na quarta etapa, no Velocitta, aqui em Mogi Guaçu (SP) e em Santa Cruz do Sul (RS), em setembro.

Na mesma Goiânia, em outubro, o piloto assumiu pela primeira vez a liderança do campeonato e superou Serra e Casagrande justamente no momento capital, às vésperas da corrida decisiva e da confirmação do título no último domingo. Ao todo, o dono do Toyota Corolla de número 117 marcou três vitórias, sete pódios, uma pole e uma volta mais rápida. Ao fim de 12 etapas e 24 corridas, Barrichello terminou o campeonato com 330 pontos. Daniel Serra foi o vice-campeão com 316, enquanto Gabriel Casagrande ficou em terceiro, com 307.

Interlagos foi palco também de um grande feito para a Toyota. Presente na Stock Car desde 2020, a montadora japonesa comemorou, pela primeira vez, a conquista de um título na categoria. Já a melhor equipe da temporada 2022 foi a Eurofarma-RC, liderado por Rosinei Campos, o ‘Meinha’. O time marcou 581 pontos, superando a A.Mattheis Vogel, e chegou assim ao 11º título de equipes.

75º vencedor
Felipe Baptista foi um dos grandes nomes deste domingo em Interlagos. Depois de conquistar sua primeira pole na Stock Car no último sábado, o jovem paulista de 19 anos foi além e se tornou o 75º vencedor diferente na categoria, faturando seu primeiro triunfo, e com propriedade, liderando a Corrida 1 quase de ponta a ponta com o Chevrolet Cruze da KTF. Daniel Serra, que ainda estava na luta pelo título, finalizou em segundo com o Cruze da Eurofarma-RC, enquanto Rubens Barrichello foi o terceiro.

CRÉDITO DA FOTO: Stock Pro Series

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments