A primeira etapa do projeto de instalação do reservatório no Jardim Aeroclube, Zona Oeste de Mogi Mirim, foi concluída na sexta-feira (11), com a concretagem final da base da estrutura de distribuição de água tratada. Capacidade desse reservatório é para dois milhões de litros.
Foram quase 160 metros cúbicos de concreto para cobrir toda estrutura de ferro montada sobre 33 estacas hélice contínua e uma camada de lastro, fechada por madeirite e armação em chapa de madeira.
Vencedora do processo de licitação aberto pelo Saae de Mogi Mirim, a Metalúrgica Verona é a responsável por todo empreendimento, desde a base até a instalação do reservatório no final da Avenida Saúde.
A obra teve início com a execução da base, que conta com um sistema de fundação composto por um bloco sobre estacas, constituído em concreto armado, instalado sobre superfície com lastro de cinco centímetros de concreto magro.
A base tem 14 metros circular e um metro de profundidade.
Com a fundação concluída, o próximo passo da empresa será a instalação do reservatório com estrutura cilíndrica e metálica. Ele terá 12,40 metros de diâmetro e 19,20 metros de altura.
Será provido de duas bocas de inspeção (uma no teto e outra no costado), escadas, plataforma de descanso, guarda corpo e medidor de nível. Além disso, deverá dispor dos equipamentos e acessórios necessários para as instalações hidráulicas e elétricas. A estrutura será montada no local.
O prazo para execução é de quatro meses.
Investimento
O custo total da obra, incluindo a base e o reservatório, será de R$ 1.110.375,10. O valor será custeado por meio do contrato de financiamento do Município com a Caixa Econômica Federal, mais contrapartida.
O novo reservatório será abastecido pelo reservatório existente no Parque Real, na Zona Sul. Para isso, uma nova adutora, interligando um ao outro, está sendo construído pelo Saae. (Da Redação)