segunda-feira, abril 28, 2025
INICIALColunistasBelém e os maiores ícones turísticos de lá

Belém e os maiores ícones turísticos de lá

Continuando nossa caminhada pela cidade de Belém, não tem como deixar de falar dos dois maiores ícones turísticos de lá. Círio de Nazaré e Mercado Ver-o-Peso. O Círio de Nazaré é, sem dúvida, a segunda maior festa religiosa do Brasil, perdendo apenas para a comemoração de Nossa Senhora Aparecida, porém, um dos mais antigos. Teve início em 1793 e não mais parou.

O Círio de Nazaré é realizado todos os anos no segundo domingo de outubro e Belém recebe mais de um milhão e meio de turistas do Brasil e, do exterior, para acompanhar a festa. Ela tem uma parte de procissão terrestre e outra pluvial, a imagem sai da igreja de Nossa Senhora de Nazaré em direção a Matriz. Procissão de vários estágios, sendo um mais lindo que o outro. Como curiosidade, este trajeto tem uma razão de ser. A imagem de Nazaré foi encontrada em um local distante por um caboclo que por lá trabalhava, ele limpou-a e levou para casa, onde fez um altar, porém, a imagem sumia e reaparecia no local onde foi encontrada. Este fato ocorreu algumas vezes, o que fez o caboclo construir uma pequena capela no local onde encontrou a santa. Hoje, é a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré. Se você pretende conhecer e participar do Círio, é recomendável que antecipe, e muito, as reservas de hotéis e passagens, pois, três meses antes já não há mais vagas.
Belém é um dos locais que melhor comemos em todas nossas viagens. São pratos exóticos, muita cor, sabor e diversidade, e com preços muito bons. Tucupi, Tacaca, Jambu, Filhote e muitas outras delicias da culinária você pode conhecer no antigo cais. Um grande armazém no cais do porto, que foi totalmente remodelado, possui diversos restaurantes e uma cervejaria artesanal dentro do ambiente, com cervejas de sabores tão variados, que é impossível ficar apenas em dois copos! Trazem uma bandeja de amostras de cervejas para que você escolha a que irá saborear. Que tarefa difícil! Vá conhecer o local, é muito bonito, aconchegante e delicioso.
O Mercado-Ver-o-Peso é tão antigo quanto Belém, inaugurado em 1625. Ali se comercializa de tudo, frutas, peixes, verduras, ervas, enfim. Tudo muito fresco, natural e variado. É bem próximo do forte.
Belém é uma cidade para ficar uns quatro dias. Próximo a ela, estão lindas praias artificiais em que a visita é obrigatória, vá com tempo.
Esta, sem dúvida, foi uma das grandes viagens que realizamos, marcante. Aproveite sua vida ao máximo, vá viajar, não precisa ser para tão longe, faça roteiros curtos, conheça a cultura, a gastronomia e a história do local, movimente-se. Viajar sempre nos faz voltar outra pessoa. Desejamos tudo de muito bom para vocês! Até breve.

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments