sexta-feira, abril 25, 2025
INICIALColunistasBem perto: que tal passear em Eleutério?

Bem perto: que tal passear em Eleutério?

Às vezes você está em casa, domingão, não viajou, mas está com vontade de dar uma passeada. Daí vem a pergunta para onde ir?
Aqui pela nossa região temos vários passeios legais, bem pertos e alguns mais ou menos perto. Tá bom aí você fala: “ah! não quero gastar com pedágio”. Nós dizemos: tem como passear, lugar legal, sem gastar um centavo com pedágio. Quer ver?

 


Você pode pegar a estrada velha de Itapira e conhecer o Morro do Graví como primeira parada. Lá é um local histórico, palco de batalhas durante a revolução de 1932. Um monumento com informações sobre a importância do local está lá para quem estiver disposto a conhecer. Se você tem filhos na escola é uma grande oportunidade de mostrar a eles onde a história, que está nos livros, aconteceu. A estrada está em boas condições e o ideal é ir devagar apreciando o cenário, que é bem bonito.
Seguindo a estrada você sai em Itapira, encontra a estrada Itapira – Mogi Guaçu e segue sentido esta última. No trevo para Itapirinha, entre, e siga em direção a Eleutério. É estrada de terra, também em boas condições. O caminho é muito, muito legal. Garotada irá adorar, você corta fazendas, plantações, bosques… vê muitos pássaros e interage com a natureza o tempo todo. No caminho irá encontrar uma pequena igreja abandonada, em ruínas mesmo. Trata-se da Igreja Nossa Senhora Aparecida, erguida em 1920. Por alguma razão que não descobrimos qual, abandonaram ela e, pelo estado, já faz tempo. O altar com a santa permanece lá, relativamente bem cuidado. Pessoas que visitam o local trazem flores, aguam elas e mantém, pelo menos aquela parte, melhor preservada. Não deixa de ser uma aventura interessante adentrar em um local abandonado e imaginar tudo o que pode ter ocorrido ali.Desnecessário dizer a beleza da estrada de terra até chegar a este local.
Já em Eleutério, que é um distrito de Itapira você se depara com um local bucólico, estilo cidadezinhas bem pequenas do interiorzão. Muito simpática possui, assim como o Morro do Graví, um importante papel na revolução constitucionalista. O casarão Frasseto, a mais imponente construção de Eleutério, serviu de base para as tropas de São Paulo e mais tarde foi tomada pelo exército de Getúlio Vargas. História pura!
Conhecer estes locais é voltar no tempo e respirar a história, locais próximos a Mogi Mirim, que você conhece em uma tarde e gastando muito pouco. E aí, depois desta dica vai continuar no sofá? Quer ver imagens de lá? Entre em nosso canal do youtube, o vídeo desta semana mostra um pouco de nossa aventura lá.

 

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments