Inúmeras pesquisas comprovam que atividade física, seja ela qual for, desde que bem orientada, promove benefícios para a saúde.
O que inevitavelmente irá nos atingir, ao chegarmos na terceira idade, é a perda da força muscular. Além desta, é claro, ocorrerão outras diminuições como a da massa muscular, da coordenação motora, da flexibilidade, dentre outras.
Com o passar do tempo, em virtude da falta de força muscular, as atividades comuns do cotidiano como levantar da cadeira, subir um lance de escadas ou ir ao supermercado, passam a ser esforços de alta intensidade para um idoso e, algumas vezes, isso acontece também devido ao desuso da musculatura esquelética.
O nosso desejo é evitar ou ao menos retardar que estes processos do envelhecimento ocorram em nós e nas pessoas que estão por perto, não é mesmo?
A boa notícia é que o treinamento de musculação pode resultar em ganhos de força e massa muscular no idoso.
A musculação é, sim, uma atividade indicada para pessoas na terceira idade, em razão da facilidade do controle dos exercícios e intensidade durante o treinamento, de sua prescrição ser individual, onde se personaliza facilmente o controle das cargas (repetições, série e intervalos) e também por atender as necessidades e condições atuais do praticante.
Pesquisas relatam que exercícios com pesos, proporcionam um efeito positivo sobre a manutenção da massa óssea, prevenindo a osteoporose e retardando o desenvolvimento da osteopenia, que podem surgir nesta fase da vida.
Pode-se acreditar que pra esta fase da vida, um estilo de vida adequado, incluindo a prática de atividade física regular, boa nutrição e descanso adequado, tende a adiar o processo que faz parte do envelhecimento. O resultado será a melhora na qualidade de vida e autoestima, além de um importante fator de inclusão social, pois muitas vezes, com insegurança e medo de cair, o idoso deixa de se deslocar para se relacionar e ter uma vida social ativa.
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física