Apesar do diabetes ser, na maioria das vezes, associado pelo tratamento medicamentoso e à mudança dos hábitos alimentares, a prática de exercícios físicos também deve ser considerada um tipo de terapia para a doença.
Dr. João Salles, membro da Sociedade Brasileira de Diabetes, afirma que o “exercício físico é tão obrigatório quanto tomar remédio”.
O exercício físico também é uma maneira eficaz de prevenir complicações do diabetes e de controlar a glicemia. Seu benefício ocorre, principalmente, por estimular a produção de insulina e facilitar o seu transporte para as células.
Quando se pratica a atividade física, aumenta-se a utilização da glicose pelos músculos e, em circunstâncias normais, a glicemia tem a tendência a baixar, esclarecem os pesquisadores da Associação Protetora do Diabetes de Portugal.
Além disso, se for realizado de forma regular, o exercício também irá contribuir para reduzir a gordura visceral e, desta forma, diminuirá a insulina dependência, ou seja, melhora a ação da insulina no organismo e ajudando no controle do diabetes.
Para comprovar esta alteração, faça a medição da glicemia antes e após o exercício físico e verifique a diferença.
Claro que não é necessário se tornar um atleta, mas poderá optar por diversas modalidades existentes, e que seja agradável sua prática e de acordo com sua condição física.
Pode-se iniciar por caminhadas diárias de 30 minutos em um solo plano e regular. Caso 30 minutos seja muito tempo para o início, não deixe o desânimo prevalecer, comece com menos tempo e aumente gradualmente o tempo e a intensidade.
O mesmo pode ser feito com outras práticas aeróbicas como natação, bicicleta, etc. O importante é incluir este hábito por toda vida.
Lembre-se de sempre consultar os profissionais da saúde que lhe acompanham antes de iniciar a prática do exercício físico, e faça prevalecer esta conduta, para que todos também te acompanhem com regularidade.
Quanto à intensidade, tipo, adequação dos exercícios à sua condição física, procure um profissional de Educação Física capacitado, não colocando, assim, sua saúde em risco.
Patricia Franco Rabello
[email protected]
Personal Trainer
Graduada pela Unimep – Bacharel e Licenciatura
Mestre em Educação Física – Unicamp
Docente da Unimogi no Curso de Educação Física