A busca pela saúde mental não é especificamente das pessoas que sofrem de transtornos psicológicos ou mentais, da mesma maneira que o cuidado com a saúde não deve ocorrer apenas quando se está doente.
Conservar a saúde mental envolve uma constante busca pela qualidade de vida por meio do autocuidado, relacionamentos e hábitos saudáveis.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro e contribuir com a sua comunidade. Envolve muito mais que a ausência de doenças mentais.
Dentre os caminhos para alcançar e manter a saúde mental estão a hidratação, a alimentação saudável, a boa qualidade do sono e o exercício físico.
A relação entre a prática de exercício físico e a saúde mental tornou-se um consenso entre os profissionais de saúde. Além de melhorar a aptidão física, o exercício pode também melhorar a capacidade cognitiva (função que o cérebro utiliza para pensar, ler, memorizar, raciocinar e prestar atenção), e reduzir os níveis de ansiedade, tensão, depressão e estresse. Além disso, ajuda a melhorar a autoestima, a imagem corporal e o humor.
Resumidamente, isso ocorre porque hormônios são liberados durante os exercícios e são responsáveis por auxiliar e regular o sono e a digestão, melhorar a pressão sanguínea e os processos corporais, além de causar a sensação de prazer, felicidade e relaxamento.
Seja qual for a modalidade e a atividade escolhida, o fundamental é praticar regularmente o exercício físico, mantendo-o como um hábito em sua vida. Sendo assim, não só os benefícios fisiológicos serão percebidos, como também os psicológicos.
Faça uma autoavaliação de sua saúde mental e emocional e, pode acreditar, que a adesão à prática do exercício e um estilo de vida ativo irão te ajudar a equilibrar e manter a sua saúde em geral.