sábado, novembro 23, 2024
INICIALOpiniãoArtigosBerdinazzi e Mezenga – Rei do Gado – Parte 2 – Nº...

Berdinazzi e Mezenga – Rei do Gado – Parte 2 – Nº 768

Continuação da história sobre a Fazenda Rei do Gado, criada há mais de 250 anos e que até 1953 pertencia ao município de Mogi Mirim e que faz parte do município de Santo Antônio de Posse (SP) desde o desmembramento deste antigo distrito mogimiriano. Calcula-se que esta é uma das mais antigas da região e criada pelo antigo capitão-mor de Mogi Mirim, José dos Santos Cruz. A fazenda obteve notoriedade depois de ser cenário da famosa novela “Rei do Gado”, escrita por Benedito Rui Barbosa para a Rede Globo de Televisão.

Visita
Conheci todos os aspectos desta propriedade quando ali estive com meu saudoso amigo Déo Magiotti, gravando, na oportunidade, um documentário. Fomos gentilmente recebidos pelo Sr. Aloísio e sua esposa, inclusive almoçamos com eles. Na ocasião, o casal nos forneceu preciosos detalhes sobre a gravação de muitos capítulos da novela “Rei do Gado”, na fazenda, e que foi arrendada pela Globo por seis meses.

Muitas cenas ali foram feitas como, por exemplo, a dos acampamentos dos sem-terra; da vendinha e de cujo terreiro saíram as costumeiras brigas entre os patriarcas Mezenga e Berdinazzi por causa de uma cerca divisória entre as duas propriedades; do local onde foi realizado o casamento de Bruno Mezenga com a Luana Marieta Berdinazzi; do interior do velho casarão dos Berdinazzi e da partida para a guerra do jovem voluntário.

Gravações
Segundo depoimentos que foram feitos pelo Sr. Aloisio, os atores mais simpáticos foram Glória Menezes e Tarcísio Meira, enquanto o mais arredio era Raul Cortez (o Geremias Berdinazzi). Entretanto, ele tinha um motivo: sua dedicação ao estudo de seu papel e quando ele se recolhia a um canto, solitário.

O proprietário contou-me também que Glória e Tarcísio ficaram apaixonados pela fazenda e lhe fizeram diversas propostas de compra. Ante a negativa, eles adquiriram terras em Goiás.

Durante as gravações, centenas de pessoas acompanharam de longe as cenas gravadas e a Fazenda Engenho das Palmeiras recebeu do povo um novo nome “Fazenda Rei do Gado”.

Preceitos Bíblicos

“Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos”. (Efésios 4, 5-6).

Túnel do TEMPO

30 de dezembro de 1953 – Pela lei nº 2.456 foi criado o município de Santo Antônio de Posse, desmembrado do município de Mogi Mirim.

Livros – História de Mogi Mirim e Região

Mogi Mirim, nascida da bravura dos paulistas | 512 páginas e 42 fotos
A escravidão e o abolicionismo Regional | 278 páginas e 56 fotos
Memórias Mogimirianas | 260 páginas e 47 fotos

Pontos de venda em Mogi Mirim

– Banca da Praça Rui Barbosa
– Papelaria Silvas Store (Toda)
– Papelaria Gazotto – Centro
– Agro Avenida – Av. 22 de Outubro
– Papelaria Carimbo Expresso

Pontos de venda em Mogi Guaçu
– Papelaria Abecedarium – Centro
– Livraria Jodema- Shopping
– Banca da Capela
– Banco do Porta – Av. 9 de abril
– Banco do Porta – Av. 9 de abril

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments