Por Marcel Alex Soares dos Santos
@drmarceldermatologista
Melhorias no aspecto e textura da pele, aumento do viço e firmeza se tornaram desejos recorrentes entre as pessoas que querem retardar o envelhecimento da pele. Com a crescente procura pela melhora, os bioestimuladores de colágeno são o que há de mais moderno entre injetáveis.
Estimulam a produção de colágeno na nossa própria pele e promovem rejuvenescimento do tecido e da estrutura de forma mais saudável e natural. Podem ser realizados tanto em homens quanto em mulheres.
Os bioestimuladores são substâncias injetáveis, que impulsionam a produção de um novo colágeno na face, com uma ação inflamatória. Essa ação estimula a síntese dos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno), que se ativam e realizam a neocolagênese, fortalecendo, sustentando e dando-lhe mais firmeza após ser distribuído em pontos estratégicos.
Por não ser uma técnica cirúrgica, o repouso não é obrigatório. Porém, é recomendado evitar exercício físico por até 48 horas após a realização do procedimento, podendo variar de acordo com a quantidade de produto injetada.
Os bioestimuladores mais procurados são: radiesse (hidroxiapatita de cálcio), sculptra (ácido polilático) e os fios de PDO (polidioxanona). Apesar de todos estimularem colágeno, cada um deles possui suas particularidades. Veja em quadro nesta página. E para mais informações, agende uma consulta com o seu dermatologista.
RADIESSE
Apresenta produção natural de colágeno e estimula o rejuvenescimento da pele, dando-lhe firmeza e elasticidade, além do efeito de preenchimento imediato. É recomendado principalmente para as áreas da face, pescoço, colo, mãos e nádegas.
SCULPTRA
É reconhecido por prevenir a flacidez, promovendo volume perdido e realçando o contorno do rosto. Ele é conhecido por suavizar as marcas e linhas profundas.
FIOS PDO
Responsáveis por promoverem leve lifting e grande estímulo de colágeno de longa duração na face, aprimorando a sustentação dos tecidos, prevenindo o aparecimento de rugas, evitando pálpebras e sobrancelhas caídas e preservando/amenizando o surgimento do famoso ‘bigode chinês’. São fios absorvíveis em 6 meses, dessa forma, são feitos de materiais já reconhecidos pelo organismo, sem comprometer a saúde do paciente.