Não terás outros deuses além de mim. Quando as primeiras televisões chegaram ao mercado, um pai comprou uma e a deu de presente a suas crianças.
Logo após, ele precisou fazer uma viagem de negócios. Alguns dias depois, ao retornar, ele entrou em casa e esperava ser cumprimentado e beijado por seus filhos, como normalmente acontecia. Porém, as crianças não se levantaram, nem o reconheceram. Elas estavam muito ocupadas assistindo à televisão. O pai foi forçado a tomar a televisão. O presente que ele achou que seria uma bênção estava arruinando algo mais importante – o relacionamento dele com suas crianças.
O primeiro mandamento nos ensina a definir nossas prioridades corretamente. Mesmo que Deus tenha prazer em abençoar as pessoas, os problemas acontecem quando nós nos dedicamos a tais coisas em detrimento dEle: quando amamos mais a criatura do que o Criador. É bom possuir as coisas, mas os contratempos ocorrem quando as coisas nos possuem.
Nada deve entrar no caminho de nosso relacionamento com o Senhor. Se há qualquer coisa que toma o afeto que deveria ser dEle, seja comida, jogos esportivos, dinheiro, intelecto, posses ou família, nós perdemos nossa perspectiva, prioridade e propósito. Se quaisquer destas coisas ocuparem um lugar mais alto em nossos corações, então nós quebramos o 1º mandamento. Nosso amor por Deus deve exceder totalmente nosso amor pela família, amigos e prazeres. Nada pode ser mais importante que Deus em nossa vida.
Abraços.