Os espaços públicos de Mogi Mirim constantemente vêm sendo alvo de criminosos que se aproveitam por vezes da falta de vigilância para atuar e, além de deteriorar o patrimônio, também furtar equipamentos e peças. Na última semana, um furto de duas bombas foi registrado na Piscina Pública Municipal Paulo Borges Monteiro, o Paulo Bolinha, localizada ao lado do Estádio Distrital Ângelo Rótolli, o Tucurão.
Para furtar as bombas da piscina, que estão fechadas para uso, os criminosos também deterioraram o portão da sala onde as bombas ficavam e um cano foi quebrado e ficou com vazamento por um longo tempo. O caso ocorreu na sexta-feira, dia 12.
As bombas eram necessárias para que a água da piscina fosse limpa, o que não estava ocorrendo também por conta de os fios já terem sido roubados. Antes de as bombas terem sido furtadas, o ginásio também foi alvo dos criminosos, que arrombaram quatro portas de madeira do vestiário e duas portas de ferro da sala do árbitro e do almoxarifado. Foram furtados fios, baterias, conexões de mangueira, oito bolas de basquete e até hidrante.
Essa não é a primeira vez que o local e área onde está a piscina passam por situações como esta. No ano passado, em novembro, um outro caso de vandalismo foi registrado e até divulgado em O POPULAR. Na época, parte do muro que separava a piscina das áreas onde ficam o campo e o estádio foram derrubados.
Com problemas na infraestrutura, as atividades que eram realizadas no local deixam de ser executadas, como é o caso das aulas de natação e hidroginástica. No entanto, apesar de a piscina permanecer fechada, na ocasião em que O POPULAR esteve no local, pôde verificar a presença de adolescentes fazendo uso do espaço, mesmo com a água suja.
Abordagens da GCM até câmeras serem instaladas
A Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura entrou em contato com as Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer e Obras, Serviços e Segurança e informou que, após novo furto, algumas ações serão realizadas no local.
O conserto do cano que estava com vazamento foi a primeira providência e a secretaria de Obras também informou que os materiais necessários para a reconstrução do muro que separava as áreas também está praticamente todo licitado e que as obras terão início no final deste mês.
Já os portões da sala onde ficam as bombas, a Prefeitura também informou que irá reforçar para garantir que novas ações não sejam registradas e, somente após a ação, é que novas bombas serão colocadas no local.
A secretaria de Segurança informou que irá intensificar as rondas no local para evitar que pessoas invadam a piscina para utilizá-la sem autorização, inclusive, pela noite, mesmo esvaziadas após o roubo das bombas.
Como não há vigia, por enquanto a Guarda Civil Municipal está com a chave do local e irá intensificar a patrulha, inclusive com abordagens surpresas e em horários diferentes. A inclusão de um vigia, assim como câmeras de segurança estão sendo estudadas pela Prefeitura.