Acidente não escolhe hora e nem lugar para acontecer. Para isso, profissionais que trabalham com resgate de vítimas precisam estar sempre alertas e preparados para enfrentar qualquer tipo de situação. Na quarta-feira, os bombeiros de Mogi Mirim realizaram um treinamento simulando uma situação de salvamento em lugares confinados.
De acordo com o chefe da corporação, Igino Bianchi Neto, este tipo de exercício serve para preparar os bombeiros para atuarem em espaços apertados, como uma situação de desabamento, por exemplo. Na ocasião, os profissionais utilizaram tubulações de concreto como ambiente para praticar as atividades.
Para Bianchi, o treinamento envolve muito mais que ensinamentos teóricos e práticos. “O bombeiro, para poder atuar neste tipo de situação, tem que estar muito bem preparado tecnicamente, mas também fisicamente e psicologicamente. Não é fácil entrar com tanto equipamento em locais apertados e ainda conseguir manter a calma”, explica.
Além do exercício de resgate em espaço confinado, ele conta que todas as manhãs os bombeiros fazem exercícios, tanto para manter o preparo físico quanto para recordar técnicas utilizadas no dia a dia de trabalho. “Temos aqui uma grade mensal de atividades para as quatro equipes de bombeiros. Começamos de manhã com atividade física e depois fazemos algum exercício de simulação de resgate, de manutenção e utilização de equipamentos, entre outras situações que são cotidianas”, explica.