Com o objetivo de trocar conhecimentos e discutir a rede de atendimento de urgência e emergência na região da Baixa Mogiana, a Renovias, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e as Santas Casas de Mogi Mirim e Mogi Guaçu organizaram o primeiro simpósio sobre o tema. O evento contou com a participação de integrantes das entidades organizadoras e também dos bombeiros de Mogi Mirim e Mogi Guaçu.
Realizado na terça e quarta-feira, o encontro teve uma grade de palestras diversas, contando com os conhecimentos em resgate aéreo do enfermeiro Daniel Zaki, que atua em resgates com o helicóptero Águia de Campinas, o enfermeiro Lissandro Silva, que coordena a área de urgência e emergência do Ministério da Saúde, o psiquiatra Marcel Vella Nunes, que tratou sobre resgates de pacientes com doenças psiquiátricas e, por fim, o médico Gustavo pereira Fraga, coordenador da disciplina de Cirurgia do Trauma da faculdade de Medicina da Unicamp.
Além das palestras, durante os intervalos nas explanações, houve demonstrações de manobras de salvamento, e a dos bombeiros de Mogi Mirim foi a utilização do Colete Torácico Lombar, também conhecido como KED. Os bombeiros Alexandre Salzani, Cyrus Soltani, Luiz Di Martini e Emerson Aldeir Dantas promoveram uma encenação de acidente no local, removendo uma “vítima voluntária” de dentro de um carro e fazendo a imobilização da coluna vertebral.
Segundo o enfermeiro do Núcleo de Educação do Samu, Eliel Martins da Silva, um dos organizadores do evento, o encontro foi importante para integrar as ações entre as entidades de saúde e resgate, já que um trabalho unificado pode fazer a diferença na vida da vítima. “Além disso, tivemos aqui oficinas com equipamentos de ponta, coisas que muitos profissionais de saúde nunca tiveram acesso”, explica, “mas o objetivo central mesmo é discutirmos como está sendo feita a atividade de salvamento em urgência e emergência na nossa região e o que podemos fazer para melhorar o nosso trabalho”.