Por Marcel Alex Soares dos Santos
Botox: já pensou em fazer esse procedimento? Muitas pessoas aplicam a toxina botulínica em vários lugares do rosto, como na boca, na testa e perto dos olhos para acabar com as rugas e linhas de expressão. Mas o que você sabe sobre este procedimento?
O botox é uma toxina extraída da bactéria que causa a doença chamada de botulismo. Quando essa substância é aplicada na pele, tem o poder de causar um relaxamento e paralisia muscular. Por isso as rugas e linhas de expressão desaparecem após realizar a sessão de botox.
O produto injetado na pele age no neurônio que é conectado ao músculo, impedindo a liberação de neuromediadores que fazem o músculo se movimentar, de forma parcial ou total. Dessa forma, a região ficará mais relaxada e se movimentará muito menos, diminuindo as chances de fratura da pele que está logo acima e que provocam a formação das rugas.
A toxina botulínica é mais utilizada para tratar as marcas e rugas de expressão do terço superior da face, como os temidos “pés de galinha”. O mesmo ocorre com a ruga que se forma entre as sobrancelhas ou as linhas horizontais na testa. O produto é aplicado através de uma injeção diretamente no músculo ou na pele. São vários pontos do rosto onde são feitas as aplicações.
Após o procedimento devemos ficar algumas horas sem deitar e sem praticar exercício físico. Durante os dias após a aplicação os resultados vão surgindo e em 14 dias, já com o efeito final, pode ser necessário fazer algum retoque para corrigir imperfeições. Além do uso estético facial, o botox pode ser utilizado para muitas outras indicações:
– Diminuir a transpiração excessiva;
– Melhorar a aparência de cicatrizes;
– Controlar a oleosidade da pele;
– Tratar rosácea;
– Amenizar distúrbios como enxaqueca;
– Aliviar o bruxismo;
– Controlar o blefaroespasmo (movimentos involuntários dos olhos).
Devemos levar alguns pontos em consideração antes de escolher o profissional que aplicará a toxina. Existem diferentes tipos de marcas e qualidades de toxinas, a diluição da substância é variável e influencia na durabilidade e no risco de resistência, a quantidade aplicada pelo profissional também pode variar e isso acaba alterando a longevidade do tratamento.
Complicações como assimetrias e queda de pálpebras podem ocorrer quando realizado por profissional pouco capacitado para tal. Para garantir um resultado natural e sem causar nenhum tipo de risco à sua pele, escolha um bom dermatologista para aplicar a toxina botulínica.