Um levantamento realizado pela Ipsos, terceira maior empresa de pesquisa e inteligência de mercado mundial, demostrou que, entre os 29 países analisados, o Brasil lidera o ranking no que diz respeito a poucas horas dedicadas aos exercícios físicos entre a população.
O tempo praticado entre os brasileiros é a metade da média global. Nosso país possui a frequência mais baixa à prática de exercícios físicos, que correspondem a três horas semanais, enquanto a metade da média dos países analisados são de seis horas por semana.
A referida pesquisa, realizada em julho de 2021, detectou que 31% dos brasileiros entrevistados disseram que não dedicam nenhum tempo para qualquer exercício regular. Os motivos mais citados foram falta de tempo (32%), falta de dinheiro (21%), falta de instalações nas proximidades onde vive (13%), falta de companhia para a prática (13%), e o clima muito quente ou muito frio (8%).
Em comparação, os países que praticam exercícios físicos com mais frequência semanal são Holanda, Alemanha e Romênia e entre as nações que se juntam ao grupo dos brasileiros estão Japão e Itália.
Sempre salientamos os benefícios que a prática regular do exercício físico promove para a saúde e qualidade de vida, dentre eles, a melhora da postura corporal, o combate ao excesso de peso, menor propensão às doenças cardíacas, melhora da força muscular e inúmeros outros, inclusive os de caráter emocional.
Sabemos que existem necessidades de melhoria na política pública no que diz respeito a valorização dos profissionais de Educação Física, investimentos e segurança em espaços públicos para práticas esportivas. Porém deve-se incluir o movimento na rotina diária, seja qual for possível realizar. Superar os motivos citados como falta de tempo, estações do ano e companhia se faz necessário. Pense o quanto estará fazendo por sua saúde. Movimente-se para uma vida mais saudável!