quinta-feira, novembro 21, 2024
INICIAL☆ DestaqueBrasil ocupa só a 110ª posição no ranking de liberdade de imprensa

Brasil ocupa só a 110ª posição no ranking de liberdade de imprensa

O Brasil ocupa o 110º lugar entre 180 países no ranking de liberdade de imprensa. O país subiu uma posição em relação a 2021, quando estava em 111º. A lista é elaborada pela organização Repórteres sem Fronteira e está na vigésima edição. O relatório cita o Brasil como um dos locais onde o discurso contra a imprensa cresceu e destacou que, no país, os ataques contra jornalistas são cada vez mais visíveis e violentos. No país, uma preocupação é com o assédio que acontece nas redes sociais, com campanhas de difamação e intimidação, especialmente contra jornalistas mulheres. O Brasil está em atrás de outros países da América do Sul, como Peru (77º) e Chile (82º). Noruega (1º), Dinamarca (2º), Suécia (3º) lideram o ranking.

Deboche à tortura
de jornalista

O Conselho de Ética da Câmara abriu nesta quarta-feira, 4, processo disciplinar contra o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por uma publicação em rede social na qual ele debochou da tortura sofrida pela jornalista Miriam Leitão, da TV Globo, durante a ditadura militar. As representações contra o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram feitas por PCdoB, PT, PSOL e Rede, que pedem a cassação do parlamentar. “Ainda com pena da cobra”, escreveu Eduardo, numa referência a uma das torturas sofridas pela jornalista, que foi presa na ditadura. De acordo com relatos de Miriam, ela foi torturada e teve de passar horas trancada em uma sala com uma jiboia. Na época, ela estava grávida.

Rodrigo: ‘Bandido
vai levar bala’

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), anunciou nesta semana um pacote com medidas de segurança para tentar combater a ação de falsos entregadores que estão roubando e furtando celulares de pedestres. Durante a divulgação, o político falou que o criminoso que pegar numa arma será baleado por policiais. “O bandido que levantar arma para polícia vai levar bala da polícia que, dentro dos limites da lei, vai agir com muito rigor em relação à criminalidade”, pontuou o governador. Entre as ações previstas para coibir esses crimes está a realização da Operação Sufoco, que contará com reforço de agentes da Polícia Militar e Guarda Civil em todo o Estado para abordar motociclistas suspeitos de crimes.

Lula tem 40%;
Bolsonaro, 35,2%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera na corrida eleitoral pelo Palácio do Planalto em levantamento de intenções de voto divulgada na quarta-feira, 4, pelo Instituto Paraná Pesquisas, seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL). Lula aparece com 40,0% e Bolsonaro, com 35,2% das intenções de voto. Segundo o levantamento, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), tem 7,4%; e o ex-governador de São Paulo, João Doria (PSDB), 3,2%. Na sequência, o deputado federal André Janones (Avante) tem 2,4%; a senadora Simone Tebet (MDB), 0,7%; o deputado federal Luciano Bivar (União), 0,2%; e Luiz Felipe d’Ávila (NOVO), 0,1% das intenções de voto. A margem de erro é de 2,2%. O registro no TSE é BR-09280/2022.

Mulher negra
na lista do TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta semana a lista tríplice para o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas vagas que são reservadas à advocacia. A lista, que pela primeira vez, conta com a indicação de uma advogada negra, a jurista Vera Lúcia Sampaio, é encabeçada pelo advogado André Ramos Tavares. Também figura na relação o nome de Fabrício Medeiros. O posto de ministro substituto é especialmente importante em ano eleitoral por ser tradicionalmente responsável pela análise das ações envolvendo propaganda. Com a definição dos nomes, a lista será, agora, encaminhada ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a quem cabe a palavra final sobre o escolhido.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments