terça-feira, abril 22, 2025
INICIALColunistasBrasília – Parte I

Brasília – Parte I

Nossa capital federal foi construída durante a gestão do então presidente Juscelino Kubistchek em um prazo recorde de 5 anos. A ideia do presidente era buscar a integração do Planalto Central com o restante do Brasil e manter juntos todos os órgãos da administração central em um único local.

Brasília não foi a primeira cidade planejada do Brasil, mas com certeza é a mais famosa. Projetada por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, ela se estende por dois grandes eixos, o Norte-Sul e o Leste-Oeste. Como dissemos, foi instalada em pleno Planalto Central, então ela não possui grandes atrações naturais que possam ser admiradas, inclusive o próprio Lago Paranoá, muito bonito e famoso, é artificial. Brasília tem prédios, muitos…

As atrações desta cidade ficam por conta das construções, bonitas em estilo único com traços marcantes do mestre arquiteto Niemeyer. E estes prédios e monumentos estão basicamente no eixo monumental, que é a principal via de Brasília. E para conhecer estes pontos, indicamos começar pelo lado Norte, começando pelo Memorial JK, Lá, você vai ver a história deste presidente que mudou o Brasil e também um vasto acervo a respeito da construção, com documentos, utensílios, fotos… muito interessante. Um grande monumento em homenagem a JK foi instalado defronte ao memorial e próximo à sua entrada tem uma escultura de Juscelino e sua esposa Sara.

Continuando nossa caminhada, o próximo destino é o memorial dos povos indígenas, que fica do outro lado da mesma rua do Memorial JK. Lá são feitas exposições, mostras, apresentações relacionadas com as histórias dos povos indígenas no Brasil. É um lugar bonito, porém confinar a cultura do índio em um espaço nos dá a sensação de que não são mais parte de nosso cotidiano, e sim de um passado.

Errado isto. A curiosidade está do lado de fora do memorial. Em um grande jardim, as várias árvores plantadas receberam uma placa com o nome de tribos indígenas que já habitaram o Brasil, mas que infelizmente se tornaram apenas placas. Triste.

Descendo um pouco mais, temos o Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal. Obra mais recente em relação às demais, foi construída em 1969, mas mantém as características arquitetônicas da cidade. Tem como destaque em seu átrio uma escultura da Loba Luperca, presente do governo da Itália. Para quem não conhece Luperca foi a loba que amamentou Rômulo e Remo, fundadores da cidade de Roma.

Na próxima coluna continuamos nosso passeio por Brasília. Até lá!

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments