Continuando nossa caminhada, deixando para trás o Teatro Nacional de Brasília e seguindo sentido palácios, chegamos ao Museu Nacional. Construído entre 1999 e 2006, a linda obra arquitetônica também foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemayer e ostenta uma forma de semicírculo, ou algo semelhante com a Oca que tem no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
Uma grande rampa de acesso te leva ao interior do museu, aqui também está a biblioteca de Brasília, com vasto acervo. Este espaço possui também dois teatros e uma área para exposições e mostras. O lugar é muito bonito e com certeza vale uma visita quando estiver na cidade. É uma construção que chama muito a atenção. Três grandes espelhos d’água completam a beleza do lugar que, durante a noite, com uma iluminação fantástica, deixa tudo ainda mais agradável.
Atravessando a grande avenida atrás do museu, chegamos a lindíssima Catedral Metropolitana de Brasília. Lugar imperdível. Projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, foi o primeiro monumento a ser criado em Brasília. Sua construção teve início em 12 de setembro de 1958. Sua estrutura ficou pronta em 1960, quando havia somente a área circular de setenta metros de diâmetro, da qual se elevavam dezesseis colunas de concreto com noventa toneladas. Em 31 de maio de 1970, foi inaugurada de fato.
Possui uma arquitetura única e, na nossa visão, umas das mais bonitas que já vimos. Linda por fora e maravilhosa por dentro. Grande, arejada, com muita iluminação natural, ficar lá dentro e manter um contato com seu interior. Coisa linda. Momentos de reflexão. Logo na entrada da catedral, encontram-se quatro esculturas em bronze com três metros de altura, representando os evangelistas. No seu interior, estão as esculturas de três anjos, suspensos por cabos de aço. As dimensões e peso chegam em 250 quilos e mais de quatro metros de comprimento.
O campanário tem quatro sinos, doado pela Espanha, e montam um cenário especial. Este campanário tem um significado especial para mim, pois quando criança vi a foto dele em uma revista e fiquei fascinado por aquela obra. Vê-la ao vivo foi uma sensação indescritível. O altar foi doado pelo Papa Paulo VI e a imagem da padroeira Nossa Senhora Aparecida é uma réplica da original que se encontra em Aparecida, São Paulo.
Em seguida, chegamos a famosa Esplanada dos Ministérios. Conjunto de 17 edifícios construídos para abrigar os ministérios, imagina o que pensaria Niemayer, já que hoje que temos mais de 30 ministérios. A área central da esplanada é uma enorme área gramada, sem construções ou monumentos e hoje muito utilizada para concentrações políticas, culturais ou esportivas da população.
Erika Rodrigues e Marcos Leandro
Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada