sábado, novembro 23, 2024
INICIALColunistasBrasília – Parte V, por Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Brasília – Parte V, por Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Deixando os palácios e seus ocupantes, seguindo em direção ao Lagoa Paranoá, chegaremos nos dois últimos palácios deste trecho. O Palácio da Alvorada e o Palácio do Jaburu. Ocupados pelo presidente de República e pelo vice, respectivamente. Ambos foram projetados por Oscar Niemeyer, porém são bem diferentes um do outro.
O Palácio da Alvorada é mais suntuoso, além de uma piscina de 50 metros, heliponto e uma biblioteca com mais de 3400 livros, o Alvorada possui uma capela decorada em ouro. Ou seja, requinte puro. Alguns presidentes preferiram não morar lá, são eles: General Figueiredo morou na Granja do Torto, Collor de Melo morou na Casa da Dinda, de sua propriedade; o Lula, que passava mais tempo na Granja do Torto e, o atual presidente, Temer, que preferiu ficar no Jaburu.
O Jaburu é um prédio bem menor, projetado em 1973 e que possui mais aspecto de casa do que o Alvorada. Esta é a justificativa de Temer para continuar por lá. Atrás de ambos os palácios está o lago Paranoá.
O lago Paranoá é artificial e foi construído através do represamento do Rio Paranoá. Ele foi criado com dois grandes objetivos: o primeiro foi permitir que uma usina hidrelétrica fosse construída e o segundo era permitir um pouco mais de umidade, já que o clima do Planalto Central é muito quente e seco. Uma ponte, que também é cartão postal de Brasília, liga o eixo monumental ao bairro Lago Sul. A ponte Juscelino Kubistchek atravessa o lago Paranoá e foi construída em 2002. Ela possui 1200 metros de extensão e 24 metros de largura. São três grandes arcos que remetem a uma pedra quicando ao ser atirada na superfície da água. É linda e durante a noite ganha uma iluminação que se destaca na paisagem escura do lago.
Uma curiosidade: em Brasília, existem algumas Kombis pintadas e enterradas em um gramado. Ficamos sabendo que foram esculturas feitas por alunos da Universidade de Brasília que presentearam a cidade. Estão em estado ruim de preservação, mas nos remete a Cadillac Ranch no Texas (Estados Unidos), onde uma série de veículos estão enfileirados e enterrados até a metade em meio às areias de Amarillo. Uma pena, pois acreditamos que poderia gerar mais tráfego turístico ao local.
Brasília é repleta de museus, galerias e outros palácios menores. Se fossemos falar de tudo seria necessário umas dez colunas, o que pretendemos é despertar em você a vontade de conhecer esta bela cidade. Apesar de tudo de errado que nossos políticos fazem, a cidade é bonita, acolhedora e um destino incrível de turismo cultural. Podendo, vá visitar, temos certeza que não irá se arrepender.

Erika Rodrigues e Marcos Leandro

Youtube.com/3naestrada
Facebook.com/3naestrada

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments