Um dos pilares da sociedade e ferramenta básica para a formação de um ser humano, a Educação ensina e prepara a pessoa para a vida. Seja no ensino público ou particular, é dever de todo governo oferecer ferramentas que incentivem e dêem condições para que qualquer munícipe possa aprender e adquirir conhecimento. Atualmente, em todo o Brasil, não é segredo que o tema é um dos principais problemas do governo, que em pleno século 21 ainda encontra dificuldades para oferecer um sistema educacional no mínimo aceitável e que colabore para o desenvolvimento do cidadão.
Em Mogi Mirim, a Brinquedoteca Municipal Eugênio Scomparim é hoje em dia uma das ferramentas de auxílio para a Educação desenvolvida no município, situação bem diferente se comparada ao período de sua criação e posterior inauguração, em julho de 2012.
Projeto do ex-prefeito Carlos Nelson Bueno, o espaço lúdico foi erguido na área onde era localizado o ‘eterno’ Mercado Municipal, à Rua Coronel Guedes, no Centro, e motivo de infinitas reclamações tanto de comerciantes como de munícipes, inconformados com o fechamento do que consideravam um dos cartões postais da cidade. O erro da última gestão pode ter sido a não realocação do mercado em outra área pública, entretanto, com o decorrer dos anos, a Brinquedoteca, antes questionada, passou agora a ser um local em que as reclamações deram lugar aos elogios, tornando-se responsável por incentivar o trabalho pedagógico desenvolvido em escolas municipais da cidade.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, passou a oferecer recentemente para mais 50 alunos a Educação em tempo integral. Isso beneficiou estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Regina Maria Tucci de Campos, no bairro da Santa Cruz, além dos estudantes das escolas Cleusa Marilene Vieira de Mello, no Aterrado, e Geraldo Alves Philomeno, na zona Norte, somando assim, 1.600 alunos atendidos no projeto.
O ensino em tempo integral se tornou mais um pólo para o desenvolvimento dos alunos, ampliando oportunidades educativas e metas de política educacional. Embora mereça críticas em inúmeras situações, que recentemente só prejudicam a cidade, na questão da Brinquedoteca, ponto positivo para a Administração do governo de Gustavo Stupp.
Oferecer apoio pedagógico na formação escolar e participação em atividades físicas e lúdicas, por meio da leitura, música, ginástica artística, artesanato, entre outras, oportunidades encontradas no espaço, só colaboram para a formação dos alunos, que na maioria dos casos, não encontram tais oportunidades em seu ambiente escolar, já que a estrutura das escolas acaba sendo aquém do ideal.
Por outro lado, o Poder Público poderia olhar com ainda mais carinho para a situação, e por meio de um trabalho sério e comprometido, expandir o projeto para mais instituições no município, facilitando o trabalho de diretores, professores e incentivando o ensino dos próprios alunos. Embora não seja a solução dos problemas na Educação, o trabalho na Brinquedoteca mostra que com um pouco de força de vontade, seriedade e comprometimento é possível faz o bem pelo município. Que sirva de exemplo.