Na sexta-feira (10) completou exatamente um mês que o busto do Cel. João Leite foi arrancado por uma árvore de grande porte que caiu na Praça Floriano Peixoto, o Jardim Velho, na madrugada de 10 de dezembro.
A Secretaria de Cultura informa O POPULAR que a peça deve ser recolocada na base em até 30 dias. O secretário Marquinhos Dias disse que o busto dessa importante figura histórico de Mogi Mirim será restaurado.
“Estamos na fase de tomada de orçamento pelo melhor preço. Definindo a empresa, a execução do restauro deve ser rápida. Acredito que em até um mês recolocamos o busto no lugar”, estimou.
A queda da espécie Ficus sp foi bem em cima do busto do Coronel João Leite do Canto, que veio abaixo, como que se tivesse sido decapitado. A peça de metal ficava logo atrás do ponto de ônibus da Rua Cel. João Leite.
Mesmo com a pancada da árvore e caindo de uma altura de mais de dois metros, o busto do coronel não sofreu nenhuma avaria.
A ausência do busto de João Leite no Jardim Velho deixa a impressão de que a praça está órfã de um ícone que representa muito bem os mogimirianos.
A imagem retrata um homem que ajudou muito a cidade com doações a favor de causas filantrópicas e para as igrejas, conta o historiador Nelson Patelli Filho.