terça-feira, abril 15, 2025
INICIALColunistasCachoeira dos Pretos: Joanópolis

Cachoeira dos Pretos: Joanópolis

Mais um final de semana prolongado chegando, pelo jeito de muito sol, então a pedida é aproveitar… Se você não curte muito o stress de rodovias lotadas, filas para todos os lados e locais cheios, temos uma ótima opção, que é perto, tranquila e dá para ir e voltar no mesmo dia. Cachoeira dos Pretos. Fica na cidade de Joanópolis, de Mogi até lá são uns 150 km, bem próximo a Bragança Paulista e Piracaia. Lugar de serra, ar puro e muita natureza. A cachoeira fica dentro de um parque, muito bem cuidado. A entrada é de R$ 10 por carro, com estacionamento farto e com sorte consegue em uma sombra embaixo das inúmeras árvores do local.
O parque não tem só a cachoeira, tem tirolesa, passeio de 4×4, boia cross e outras atividades de aventura para todas idades. Falando da cachoeira, ela tem uma altura considerável, 154 metros de queda, com outras menores conforme vem descendo, tem banho garantido! Aos pés da cachoeira o rio se abre formando várias piscinas que as crianças adoram, e os adultos também, porque a água ali é uma delícia, não tão fria e com pouca profundidade. Pequenas pontes, muitas flores e pedras pelo leito do rio deixam o cenário relaxante, o dia ali voa e você nem percebe. Dentro do parque você pode acessar a nascente do Rio Piracicaba. Muito legal.
Em lugar assim é normal a fome vir com força… Não se preocupe. O parque oferece várias opções de restaurantes ou lanchonetes, com mesinhas voltadas para o rio. Os preços são os normais, nada de exploração. Sugerimos o restaurante de comida mineira. Fogão a lenha e ótimo sabor. Banheiros são vários. E limpos.
Joanópolis tem mais atrativos. Se quiser prolongar mais um pouco sua estada, experimente conhecer a Cachoeira das Bruxas. Próxima a do Pretos, ela tem uma queda menor, porém não tão acentuada. Aproveite o poço que se forma no final para um bom mergulho.
Para aventura mais radical, sugerimos a trilha do Pico do Selado. Direcionado para aventureiros com nível médio, pois é uma trilha de cinco horas de ida e volta, com dificuldades médias, e chega-se a 2070 metros do nível do mar. O visual do topo é impagável, sem contar o caminho, no qual você tem oportunidade de fazer parte da natureza e apreciar aves exóticas e pequenos mamíferos curiosos.
Joanópolis é conhecida como a terra do lobisomem, são várias estórias e lendas de aparição do bichinho por aquelas bandas. Se não tiver sorte de encontrar um pelo menos na estrada, você tem alguns de decoração para fotografar ao lado. É divertido.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments