O papel de mãe é ambíguo. Ao mesmo tempo que idealizam em nós super poderes, em certa fase passam a nos denegrir. A impressão que tenho, às vezes, notada nas entrelinhas, é que devo estar à beira de ser interditada por descontrole das funções mentais.
São dois pesos e duas medidas: se precisar esgotar nossas forças físicas para atender suas vaidades, somos primas irmãs do Incrível Hulk: dá para ficar mais um tempo sem comer, não precisa dormir à noite inteira e sentar no sofá nos finais de semana, pra quê?
Agora quando vão descrever nossas atitudes, Jesus Amado! Nem por um momento percebem que tudo que se orgulham de ser, pelo menos até a adolescência, na maior parte é porque houve muita dedicação e sensatez dos pais. Só são o que são porque vieram de onde vieram.
Em casa todos os assuntos passam por mim. Se estivermos falando sobre a “Queda do Muro de Berlim”, certamente em algum momento eu passei do lado e empurrei uns tijolos, se não, quiçá, fui a responsável pela ordem da derrubada!
Dirijo há 20 anos, bati o carro uma vez logo que peguei a habilitação e depois nunca mais. Se um fiscal de trânsito ouví-los falando, certamente perderei os direitos. Tem também as falas inoportunas. Mesmo formada em jornalismo, comunicadora, parece que tudo que falo são abobrinhas. A Gabi é craque em fazer caretas do tipo “se toca”.
Duvido que exista relação mais complexa que essa, assemelho a se segurar no Samba, aquele brinquedo de parque de diversão que roda forte e dá trancos. Passo o dia tentando trabalhar depois de ter, mesmo que na minha cabeça, uma rotina organizada para todos. No trabalho tenho que produzir e bem, porque sou importante no sustento da casa.
Ou seja, é um cérebro que funciona a exaustão para que tudo aconteça. E acontece. Por isso, quando me descrevem desta forma, sinto meus neurônios desorientados como se tivesse batido a cabeça com força e preciso de tempo para “ajeitar” as coisas dentro de mim.
Tudo é passageiro e essa complexidade toda chamada família traz o mais profundo de nós, mesmo que isso nos gere azia.