O forte calor registrado em Mogi Mirim e em todo o país nas últimas semanas tem despertado reações diferentes nos brasileiros. Se muitos preferem o conforto de casa, seja ao lado do ventilador ou até no ar condicionado, outros optam por sair de casa e praticar atividades físicas ao ar livre. É aí que parques, ruas e centros esportivos ganham força e sempre registram boa presença de praticantes. Mas com este calor, dicas que colaborem para o desenvolvimento do esporte e respeitem os limites do corpo são necessárias e ganham importância.
Especialistas na área indicam que os horários mais apropriados para o esporte são pela manhã, até às 10h, e após às 16h, seja para aqueles atletas que já estão acostumados com atividades físicas e até para os iniciantes. É indicado procurar especialistas, como médicos, professores de educação física, fisioterapeutas e nutricionistas.
“Antes de qualquer coisa, para começar a atividade física é bom consultar um médico, realizar um exame cardíaco. O horário indicado e recomendável é até às 10h e após às 16h, mas é bom evitar os horários mais quentes. Quando não for possível fugir do calorão, o indicado é muita hidratação, sucos, frutas e carboidratos”, explicou o professor de Educação Física, Bruno Camargo.
A opção por academias que possuem arcondicionado não interfere nos treinamentos, segundo Bruno. Para estes casos, a dica é diminuir o ritmo nos instantes finais do treinamento para que o corpo não sinta diferença da temperatura ambiente como a temperatura externa.
Alto rendimento
O forte calor é um fator prejudicial até para aqueles esportistas que praticam atividades físicas de alto rendimento. Atleta há 25 anos, com cinco participações no Ironman dos Estados Unidos, o triatleta Ivan Albano afirma que o clima influencia na preparação de qualquer esportista e que ele já sofreu com o desgaste.
“Por vários períodos de treino tive que acostumar a treinar no forte calor e no horário em que a prova seria feita, até muitas vezes usando a sauna úmida para dificultar ainda mais e não sofrer quando estivesse competindo no Hawaii”, explicou.
Atualmente, Albano realiza um trabalho no Complexo Lavapés, o Zerão, por meio da Albano Treinamento Esportivo. Ali, desenvolve treinamentos coletivos de ciclismo e corrida.
No Mogi, treinos tiveram horários alterados
Recentemente, a Copa São Paulo de Futebol Junior, realizada anualmente no país, sempre em janeiro, e o Australian Open, um dos principais torneios de tênis do mundo, mostraram bem como o calor pode atrapalhar na prática do esporte. Sob fortes temperaturas, algumas acima dos 40ºC, mas com sensação térmica que beirava os 50ºC, no caso do torneio de tênis, muitos competidores chegaram a desmaiar ou desistir dos jogos. Na Copa SP, diversos clubes atuavam sob um sol fortíssimo, seja no meio da manhã, horário do almoço e logo no início da tarde.
Preparador físico do Mogi Mirim, Marcos da Silva conta que foi obrigado a alterar o horário de treinamento do elenco profissional por causa da temperatura “Com os atletas tivemos que atrasar o trabalho devido ao calor. Geralmente íamos para o Centro de Treinamento às 15h, mas agora saímos às 16h30 para começar às 17h. Por causa do sol nós reduzimos o tempo, pois interfere muito”, explicou.
Piscina do Tucurão é opção aos finais de semana
Reformada, a piscina do Tucurão está aberta ao público aos sábados e domingos, das 8h às 17h e é uma boa opção para se refrescar. Devido ao calor e com o horário de verão, a Prefeitura estuda ampliar o horário de funcionamento até às 19h a partir da próxima semana. De segunda a sexta-feira são oferecidas aulas de hidroginástica.
A ideia da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer é oferecer aulas de natação a partir da segunda quinzena de fevereiro, inclusive com uma possível parceria com o professor de natação Ricardo Martiniano, da academia Free Play. Um dos objetivos é criar uma Escola Municipal de Natação, visando descobrir talentos que poderiam representar tanto a Free Play como a Prefeitura em competições nacionais. Os interessados em participar das aulas de natação devem entrar em contato com a Secretaria pelos telefones 3814-2123 e 3814-2194.
O secretário Dirceu Paulino afirmou que o projeto Agita Zerão, outra opção de lazer aos finais de semana, desenvolvido no Complexo Esportivo José Geraldo Franco Ortiz, o Lavapés, em 2013, deve ser realizado nos próximos meses, mas que ainda depende de uma reunião com o prefeito Gustavo Stupp. “Por enquanto está em stand-by, mas a ideia é fazer uma vez por mês, de preferência no último domingo do mês”, explicou.