sábado, novembro 23, 2024
INICIALCidadeCâmara aprova impressão em braille dos carnês de IPTU de Mogi Mirim

Câmara aprova impressão em braille dos carnês de IPTU de Mogi Mirim

O projeto de lei, de autoria da vereadora Dayane Amaro Costa (PDT), que propõe a impressão em braille dos boletos de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Mogi Mirim, foi aprovado por unanimidade, em primeiro e segundo turno, durante a sessão de segunda-feira.

A proposta, que estava em trâmite no Legislativo desde o mês de junho, tem como objetivo atender ao artigo 5° da Constituição Federal, garantindo a inclusão e acessibilidade dos contribuintes que têm algum tipo de deficiência visual.

De acordo com a emenda aditiva ao projeto, aprovada na mesma sessão, todos os boletos de IPTU serão impressos em braille após a lei completar dois anos de vigência. Antes desse prazo, os interessados em receber o boleto no sistema de leitura com o tato para cegos e deficientes visuais deverão se inscrever e cadastrar na sede da Prefeitura.

A lei federal n° 7.853/89 determina que os órgãos públicos assegurem às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos. Dayane ainda acredita que a impressão é importante para que o deficiente saiba o valor da conta a ser pago, principalmente se ele divide essa conta com outra pessoa.

A ideia é que a população em geral tenha contato com esse sistema de leitura. O mercado oferece máquinas específicas para esse tipo de impressão. O preço do equipamento varia conforme a marca e o modelo. As impressoras mais modernas podem chegar a custar R$ 64 mil.

“O ideal seria o Município adquirir essa máquina. Se não for possível, a alternativa é realizar esse serviço por encomenda, ou seja, firmar parcerias com gráficas e até Organizações Não-Governamentais (ONGs) que fazem essa impressão em braille”, sugeriu a vereadora quando entrevistada por O POPULAR sobre o projeto de lei, em junho.

O Executivo deve regulamentar a lei dentro do prazo de 90 dias, contados da data de publicação. De acordo com o site da Fundação Dorina Nowill para Cegos, a deficiência visual é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. No Brasil, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta como as principais causas de cegueira a catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular.

dados

IPTU pode ter desconto para quem adotar animais abandonados

Desconto começa a valer somente no ano seguinte ao proprietário ou locatório do imóvel ter efetivado a adoção (Foto: Ana Paula Meneghetti)
Desconto começa a valer somente no ano seguinte, após efetivada a adoção (Foto: Ana Paula Meneghetti)

Os munícipes que adotarem animais abandonados junto ao Programa do Bem Estar Animal (BEA) ou entidades de proteção animal conveniadas com a Prefeitura poderão ter direito a desconto nos carnês de IPTU. O projeto de lei que prevê o benefício, também de autoria da vereadora Dayane, foi lido na última sessão de Câmara. De acordo com a proposta, os índices de desconto serão definidos pela Secretaria de Finanças mediante parecer do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).

O benefício começa a valer somente no ano seguinte ao proprietário ou locatório do imóvel ter efetivado a adoção. Contudo, para continuar recebendo o desconto, ele deverá comprovar que o animal continua assistido e protegido, apresentando, inclusive, a carteira de vacinação do cão ou gato.

Os animais disponibilizados para adoção pelo BEA e demais entidades também deverão estar vacinados e castrados. Para a vereadora, a proposta deve estimular a adoção responsável e minimizar os inúmeros casos de abandono e maus-tratos que vêm ocorrendo na cidade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments