sábado, novembro 23, 2024
INICIAL☆ Destaque 2Câmara Municipal aprova projeto da transparência na desvinculação da CIP

Câmara Municipal aprova projeto da transparência na desvinculação da CIP

Tiago Costa, autor do projeto de lei sobre transparência da CIP. Foto: Arquivo

A Câmara Municipal ratificou esta semana a aprovação, em segundo turno, de dois projetos de lei dos vereadores Tiago Costa (MDB) e Sonia Módena (CDD). Outros dois projetos foram aprovados em turno único.

O PL 84/2021, do emedebista, dispõe sobre a transparência na desvinculação da receita da Contribuição de Iluminação Pública (CIP). Isto é, a Prefeitura terá de informar, no portal da transparência em seu site, o percentual e o valor desvinculado da CIP, para qual área será destinado esse valor e em que, especificamente, será aplicado.

“Esse projeto é importante para sabermos para onde está indo o dinheiro da CIP, que deve ser aplicado na manutenção e em melhorias da iluminação pública”, ressaltou.

Segundo ele, em 2020 a Prefeitura desvinculou R$ 9 milhões da CIP, cerca de 30% do valor arrecadado, para pagar folha de pagamento.

“Isso é um desrespeito para com o contribuinte”, disse.

Também em segundo turno passou o PL 79/2021, da presidente da Câmara, que institui o projeto Compartilhe Leitura.

“Esse projeto constitui na criação de uma pequena biblioteca para a realização dos compartilhamentos dos livros. O objetivo é proporcionar o fácil acesso da população às obras literárias, de modo a incentivar o hábito da leitura”, justificou a vereadora.

Um dos projetos aprovados em turno único, do vereador Dirceu Paulino (SD), dá nome à Rua 6 do Loteamento Domênico Bianchi de Rua Aparecida Mosela Pinheiro.

O outro, de autoria das Comissões de Vias e Logradouros Públicos e de Justiça e Redação, corrige uma falha em relação ao nome de uma rua na Chácara Areião. É que a placa da Rua 4, batizada de Clôdo Santambrósio, em 2012, foi instalada na Rua 1 e como na Rua 4 não tem morador, o PL 114/2021 revoga a lei de 2012 e mantem o nome de Clôdo Santambrósio na Rua 1.

“Ou seja, fica como está, mas agora regularizado”, resumiu Robertinho Tavares (PL).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments