A reforma da Câmara Municipal e de parte do gabinete do prefeito que foi cedida para o Legislativo por 30 anos serão iniciadas. A data de início das obras é 6 de janeiro e as reformas devem durar até abril, já que o contrato com a empresa vencedora da tomada de preços, Construtora Norbex Ltda., da cidade de Lindóia, é de 4 meses. A reforma dos espaços, sem incluir o plenário da Câmara, irá custar R$ 306.839,37 mil, proposta fechada na manhã de sexta-feira, com a participação da empresa vencedora e outra de Itapira. O valor previsto no projeto arquitetônico era de R$ 350 mil.
Para que a reforma na Câmara seja executada, desde terça-feira funcionários estiveram envolvidos com a mudança a fim de esvaziar os gabinetes, demais salas e até a cozinha. No período de obras, a Câmara Municipal irá funcionar no prédio onde anteriormente atuava a Central de Regulação da área da Saúde, que fica em frente à Prefeitura e do próprio plenário. No entanto, será apenas após o dia 6 de janeiro as atividades serão retomadas no espaço, por isso, neste período, a Câmara Municipal estará fechada para a população, pois os funcionários ainda estarão organizando o novo local e porque também ainda não há internet e ramal, por exemplo. “Mas no dia 6 já disse que tem que estar em funcionamento a casa nova”, destacou a diretora.
No local, não haverá privacidade, pois assessores e vereadores irão dividir a mesma sala, e como consequência também alguns partidos, já que há apenas 7 salas para a finalidade. O valor do aluguel do prédio está sendo pago pela Prefeitura, que firmou um acordo com o prefeito em troca do projeto da reforma ter sido pago pela Câmara Municipal.
“Vão ficar todos desacomodados, mas precisam entender que isso é provisório, para o bem de todos”, destacou a diretora da Câmara Municipal, Adriana Tavares de Oliveira Penha.
Câmara Municipal após a reforma
Após as obras, que acontecerão em conjunto tanto na Câmara Municipal como na área cedida do gabinete, cada vereador terá sua própria sala. Na área cedida pela prefeitura haverá 5 salas para os vereadores, incluindo o gabinete do presidente da Câmara, uma sala de reunião e banheiros.
Na Câmara Municipal ficará o restante das salas, cômodos para a diretoria, setor jurídico, contabilidade e também para a área de informática. Fora isso, haverá isolamento acústico, piso tátil, troca do telhado e fiação do prédio, além de saída de emergência.