A fim de coibir os constantes atos de vandalismo e furtos nas escolas municipais, a Prefeitura decidiu instalar câmeras de monitoramento em todos os locais onde a educação é dever do município. A primeira delas será a Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Professor Adib Chaib, localizada no Jardim Planalto.
O anúncio da nova medida foi feito na quarta-feira, pelo prefeito, que revelou que o estudo para a implantação do anel óptico está pronto. “Teremos 200 câmeras instaladas até o fim do mandato”, prometeu. A Emeb Prefeito Adib Chaib será a única a receber as câmeras neste ano. Todas as outras terão de esperar pelo menos até o ano que vem.
“Vamos fazer isso (a instalação) de imediato, com inteligência. Temos notado que esse clima de violência tem ido para as escolas, mas é uma situação que ainda não é preocupante”, considerou, se referindo inclusive, aos atos de vandalismo promovidos pelos próprios alunos.
Questionado se essa seria a solução que o bairro necessitaria, o prefeito concordou que a medida não será o fator que resolverá as dificuldades que o bairro enfrenta, devido à falta de planejamento. “Problemas de segurança se resolvem com tecnologia e claro, com educação, mas isso demora pelo menos uma ou duas décadas para criar uma nova geração consciente”.
“Precisamos fazer algo de imediato e garantir a segurança aos profissionais e aos alunos do Jardim Planalto”, emendou. A proposta é que futuramente os pais tenham acesso às imagens para monitorarem os filhos dentro das unidades escolares, mas por enquanto, quando o sistema for instalado, apenas a Guarda Civil Municipal (GCM) terá acesso, assim como o Ministério Público.
Procurada por O POPULAR, a GCM desconhece qualquer assunto sobre câmeras de monitoramento em escolas. Já a Secretaria de Educação, que também foi procurada para prestar mais informações, não respondeu aos questionamentos da reportagem.