A Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos está suspensa em todo o Estado de São Paulo. A medida foi tomada em virtude da grave crise sanitária causada pela pandemia do coronavírus (Covid-19).
O comunicado, repassado à Secretaria de Saúde de Mogi Mirim pela coordenadoria de planejamento de saúde estadual, chega respaldado por nota técnica e deliberação da Comissão Intergestores Bipartite do Estado de São Paulo (CIB-SP), espaço de interlocução de gestores responsável pelo planejamento, negociação e implementação de políticas voltadas à saúde pública.
Além da pandemia, com o risco de infecção em situações em que haja aglomeração, pesou a favor da decisão a situação epidemiológica da raiva no Estado, onde, seguindo a nota técnica, ocorre a ausência de casos de raiva em humanos pela variante 2 desde 1997 e, em cães e gatos pela mesma variante desde 1998.
O Ministério da Saúde, através de ofício, recomenda com o objetivo de reduzir o risco de transmissão da Covid-19, atenção às medidas a serem observadas nas atividades para a realização das campanhas de vacinação antirrábica canina a felina, devendo, inclusive, avaliar a possibilidade de prorrogá-las para após o período de vigência da emergência da pandemia.
Vacinação de rotina
Embora a suspensão da campanha esteja definida, a Secretaria Estadual de Saúde orienta que os municípios mantenham a estratégia de vacinação de rotina, parte das atividades do Programa de Vigilância e de Controle da Raiva no Estado.
Para isso, a Secretaria de Saúde organiza uma sala de vacinação para cães e gatos na sede do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ). A expectativa é de que a aplicação das doses, limitadas, aconteça até o final do mês.
A pasta ressalta a importância por parte dos proprietários dos animais em procurar a rede privada de atendimento, como clínicas veterinárias, e tomar os cuidados necessários para a saúde do animal, como mantê-los vermifugados, ou seja, medicados, medida de prevenção para combater e prevenir os vermes nos pets.
Manter as vacinas em dia também é indicado.
Ano passado
Em Mogi Mirim, no ano passado, foram vacinados 12.792 cães e 2.632 gatos, em um total de 15.465 doses aplicadas, sendo 8.650 no Dia D. Já em 2018, a campanha atingiu 13.873 animais, 11.474 cães e 2.399 gatos.
Costumeiramente, a campanha de vacinação é realizada entre os meses de agosto e setembro, e nos últimos anos se tornou uma das mais tradicionais da cidade. (Da Redação)