sábado, setembro 14, 2024
INICIALCidadeCampanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo começa no próximo...

Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo começa no próximo mês

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo será realizada entre 6 e 31 do próximo mês. O chamado “Dia D”, de mobilização nacional, acontecerá em 18 de agosto, um sábado. A ação envolve todos os postos de saúde do Brasil. As crianças devem ser levadas aos serviços de saúde mesmo que tenham sido vacinadas anteriormente. No município, o “Dia D” da campanha será 4 de agosto.

De acordo com o Ministério da Saúde, em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação da circulação do vírus do sarampo. Atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Manchas vermelhas pelo corpo são alguns dos sinais do sarampo (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

A vacinação é a única maneira de prevenção. O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. O comportamento endêmico do sarampo varia, de um local para outro, e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, além da circulação do vírus na área.

A transmissão do sarampo ocorre de forma direta, por meio de secreções expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. Por isso, o elevado poder de contágio da doença. O vírus vacinal não é transmissível. O sarampo afeta, igualmente, ambos os sexos. A incidência, a evolução clínica e a letalidade são influenciadas pelas condições socioeconômicas, nutricionais, imunitárias e àquelas que favorecem a aglomeração em lugares públicos e em pequenas residências.

 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments