Sem os campeões das últimas três edições da Primeira Divisão, o Campeonato Amador de 2015, denominado como Copa Lauto/Serie A, tem abertura neste domingo, com Santa Cruz x Kokobongo/Elite, às 9h30. A partida será no Estádio Ismael Polettini, na Santa Cruz.
A primeira rodada será completada no dia 31. Como a competição tem sete clubes, a cada rodada, uma equipe folga.
Ontem, a Vila Dias, finalista das últimas três edições do Amador, campeã de 2014 e 2012, desistiu da competição, em função de não poder usar o Estádio Maria Paula. A equipe é a segunda maior ganhadora da elite do Amador, com seis conquistas.
Por questões de segurança, a Liga de Futebol Amador de Mogi Mirim (Lifamm) solicitou melhorias no estádio. A Vila estava providenciando e já havia realizado parte delas, garantindo que o estádio estaria pronto para começar a competição. Porém, a Liga alegou que não havia como alterar a tabela do primeiro turno e a Vila receberia jogos apenas no segundo. O clube não aceitou e deixou o campeonato. As equipes que enfrentariam a Vila na tabela irão folgar.
É o segundo ano consecutivo que o campeão do ano anterior não disputa o Amador. Em 2014, o Novacoop, que havia sido o campeão de 2013, decidiu não disputar alegando dificuldades financeiras para montar a equipe. Assim como ocorreu com o Novacoop, a Vila Dias, assim como seus dirigentes, será punida com dois anos de suspensão das competições da Liga, podendo voltar depois a partir da lista de espera da Série C.
Curiosamente, dos últimos 10 campeões do Amador, apenas a Tucurense está no campeonato. O Opção, bicampeão de 2005/06, e o Cecap, bi em 2008/09, foram extintos. A Tucurense é o clube com mais títulos na história da competição, com 12 conquistas, o último em 2011, quando foi bi. Pela qualidade do elenco, a Veterana surge como uma das favoritas ao título, ao lado da Santa Luzia, vice-campeã de 2014.
Fusões
O Santana faria uma fusão com o Café, que desistiu da competição alegando motivos financeiros. Pela desistência, o Café também será punido. Anteriormente já haviam desistido o Unidos do Inocoop e o Skina do Aço, equipe com acesso garantido por ter sido semifinalista da Série B. Para evitar a desistência, o Elite, se fundiu ao Kokobongo, somando forças.
Atração
Uma atração da abertura será o árbitro José Henrique de Carvalho, de 41 anos, que fez parte do quadro da CBF e foi aspirante FIFA. O juiz apitou diversos clássicos paulistas e foi o árbitro da final do Campeonato Paulista de 2007, vencida pelo Santos diante do São Caetano. Em 2013, a abertura do Amador teve como atração a ex-bandeirinha Ana Paula de Oliveira como árbitra.
O Kokobongo/Elite vai contar com o nome de Rafael Resenha no uniforme de todos os jogadores. Trata-se de uma homenagem ao ex-dirigente do Kokobongo, Rafael Resenha, falecido recentemente em um acidente.
Antes da partida de abertura, às 8h30, será disputado um jogo de categorias de base sub-12, entre a escolinha de futebol do São Caetano e o Mini Craques. No intervalo, a equipe da Rádio Transamérica irá promover gincanas e sorteios de brindes.