O Campeonato Amador define os finalistas neste domingo, com os jogos de volta das semifinais. Maiores campeões da história da competição, os rivais Tucurense e Vila Dias estão em situação confortável, enquanto Novacoop e Santa Cruz têm desafios.
Às 10h, na Santa Cruz, o time da casa pega a Vila Dias. Às 15h30, no Tucurão, a Tucurense encara o Novacoop.
Como venceu o primeiro jogo por 2 a 0 e tem a vantagem de dois resultados iguais, a Vila Dias pode perder por dois gols de diferença. A Santa Cruz precisa vencer por diferença de três gols. A missão é complicada, pois a Vila tem a defesa menos vazada do campeonato, com 13 gols sofridos. Por outro lado, a Santa Cruz tem o ataque mais positivo, com 37 anotados, além do artilheiro Gustavinho, com 14. A situação do time da Cruz de Malta seria ainda mais difícil, pois teria que improvisar um jogador de linha no gol devido à expulsão do goleiro Maurício no primeiro jogo. Mas nesta semana, o goleiro reserva Lairson, que já era carta fora do baralho, teve sua pena por agressão de 12 jogos abreviada para cinco e poderá jogar, o que revoltou a Vila Dias.
O técnico Zito compara a situação atual a da final de 2012, quando a Vila goleou a Santa Cruz no jogo de ida por 4 a0. A Santa Cruz precisava vencer por quatro gols de diferença, mas fez apenas 3 a 2. Agora, ao menos a necessidade é de menos gols. “Ficou difícil, mas vamos tentar sair de pé pelo menos”, afirmou o técnico da Santa Cruz.
O técnico Galileu Araújo pretende aproveitar a vantagem para explorar os contra-ataques. “Vamos esperar eles, sem fazer muita loucura”, comenta, evitando o clima de “já ganhou”: “O time deles é bom. Não ganhamos nada ainda”.
No outro confronto, a Tucurense pode perder por um gol de diferença, pois tem vantagem e venceu o jogo de ida por 3 a 2. O Novacoop precisa ganhar por diferença de dois gols. O técnico Vê descarta postura defensiva para administrar a vantagem. “Vamos continuar buscando o ataque”, garante.
O técnico do Novacoop, Tiago Nicoletti, confia na vaga pela atuação no jogo de ida: “Mostramos que temos condições de fazer dois gols”.
Suspenso, o zagueiro Dênis desfalca a Tucurense. O Novacoop deve ter os retornos dos meias Cesinha e Gabriel. Já o contundido Pantanal não retorna, pois só volta a jogar em 2014.