Começou sexta-feira em Campinas o 1° Fest in Blues, ou seja, um festival de blues que irá mexer com os amantes do estilo e com quem gosta de novas referências. O evento segue até o dia 27 deste mês e terá shows com artistas nacionais e internacionais em diversos pontos da cidade, exposição e workshops. Alguns eventos têm entradas gratuitas e há outros em que o ingresso será cobrado. Neste final de semana, haverá shows somente nesta tarde, com Marcelo Ziul e o americano Eric Sardinas. As apresentações acontecem na Pedreira do Chapadão, a partir das 16h, com entrada gratuita.
“O objetivo é inserir Campinas de novo no circuito nacional e trabalhar na formação de público. A ideia é manter o evento no calendário cultural de Campinas anualmente, estamos otimistas em relação ao público”, disse o músico Paulo Gazela, que é um dos organizadores do evento.
Ontem, a abertura do evento ficou por conta da estreia da exposição de caricaturas chamada “bluseiros”, que segue aberta na Estação Cultura, que fica no Centro, e tem entrada gratuita.
Nesta semana o evento ficará mais intenso, pois as atividades já começam na quarta-feira, às 21h, com o lançamento da HQ Terapia e shows de Felipe Bipão e André Crhistovam. O evento será realizado no Almanaque Café, que fica em Barão Geraldo, mas neste caso a entrada será cobrada e custa R$ 40. No dia posterior, quinta-feira, também há atividade no Almanaque Café e desta vez será música com Paulo Gazela Blues Banda e Ivan Márcio, a entrada custa R$ 30.
Já no próximo sábado, haverá encontro de colecionadores de discos e um pocket show com a banda Dockery Duo. A reunião será na Riva Rock, loja de discos, que fica no Centro.
Mais para o final do mês haverá também workshops, um deles de guitarra blues e o outro sobre a história social do blues. Os dois são gratuitos e acontecem na Escola de Música e Tecnologia. Para participar é possível chegar com até meia hora de antecedência para garantir o lugar. Já os show esquentam ainda mais com apresentação das bandas Blues Etílicos, Douglas Eurico, Fred Sunwalk, Vasco Faé, Adriano Grinenberg, Big Blues Band e Mud Morganfield, filho do lendário Muddy Watters.