Você gosta de ler? Ou de ouvir histórias? E se abrir para novos horizontes? E, mais, sabia que existe um canal chamado Era uma Voz em que é possível ouvir fragmentos de diversas obras (ou inteiras mesmo, dependendo do tamanho), lidos por pessoas apaixonadas por leitura? Sim, ele existe! O grupo se chama exatamente Era um Voz e é composto por 30 vozes provenientes da cidades de Bauru, Campinas, Garça, Marília, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Penápolis e Kuopio, que fica na Finlândia. O grupo mantém um canal no Youtube e também páginas no Facebook e Instagram. Os vídeos são divulgados às terças e quintas-feiras, além de domingos no Youtube. Já na segunda, quarta e sábado é possível conferir os spoilers dos vídeos que serão publicados na datas mencionadas. Na sexta-feira, é possível conferir os memes do canal.
Tudo começou no final do ano passado, quando a bibliotecária Juliana Moretti, que é de Garça, começou a postar alguns vídeos em seu Facebook fazendo leitura de textos em voz alta. Foi aí que a bibliotecária Gleiciane Tarossi, de Mogi Mirim, decidiu fazer uma proposta a ela, que era de se unirem para criar um canal de leituras no Youtube. O objetivo é disseminar a leitura e, de acordo com as idealizadoras, mostrar que existem vários textos, autores e que se abrir para a leitura pode ser algo fascinante. Além disso, elas informaram que o canal também é uma forma de levar leitura e literatura para quem ainda não teve ou, comumente, não tem contato.
“Decidimos então, cada uma fazer um vídeo chamando o pessoal para participar conosco deste projeto de leitura. Foi aí, unindo todo mundo que se interessou, que o Era uma Voz nasceu. Ainda não tinha nome, formato, éramos pessoas entusiasmadas querendo ler para outras pessoas e transmitir nosso amor pela leitura e literatura”, frisou a dupla, em entrevista.
Depois de nascer, o Era uma Voz passou a abrir diversos tipos de temáticas, afinal, cada voz pode ler o que desejar, o que é um ganho para um canal. Inclusive, é aberto também para publicações autorais. “A única coisa que os textos lidos têm em comum é a forma de escolha, o que é feito de forma afetiva. De alguma forma, a grande graça disso tudo tem sido justamente a variedade de temas abordados. É algo que aconteceu naturalmente, porque todos os integrantes do grupo são bem diferentes. A pluralidade ali apareceu, do jeito mais bonito que a gente poderia querer. Pessoas diferentes escolhem textos diferentes e a gente abraça uma diversidade imensa de pessoas”, finalizaram.
O nome Era uma Voz: um amor à primeira vista
Conforme mencionado, quando o Era uma Voz surgiu, ele não tinha nome. Foi por meio das sugestões dos integrantes que surgiram várias propostas. Mas a proposta de uma integrante, Nelise Tavares, deu ponto final na escolha do nome. “Estávamos todos no grupo discutindo nomes para o canal, logos, vinhetas, várias coisas, afinal era o início e não tínhamos absolutamente nada. Queríamos um nome que desse a ideia de uma junção de livros/histórias e voz, já que iríamos fazer leituras em voz alta. Então quando Nelise chegou com o nome, com essa sacada genial de substituir o vez (do Era uma Vez) pelo voz, foi amor à primeira vista, não tivemos dúvida que seria esse nome e assim foi”, pontuaram Gleiciane e Juliana.
Números do Era uma Voz
5075 – Visualizações no Youtube, 7,9 mil minutos
30 – Vozes participantes
2067 – Curtidas no Facebook
334 – Inscritos no Youtube
33 – Vídeos Publicados
25 – Escritores Apresentados
4 – Textos autorais